Colhendo frutos: EmpreendeFest movimenta economia local e gera vendas para empreendedores mesmo após o festival

Além de levar conhecimento, festival amplia o networking e promove novas parcerias entre os empresários

O 1º Festival de Empreendedorismo do Sebrae/MS, o EmpreendeFest, consolidou-se como um evento importante para a economia de Mato Grosso do Sul. Somente de público, a iniciativa atraiu mais de 7,5 mil pessoas nos dois dias de evento, realizado em 5 e 6 de outubro. Houve quem acompanhou de forma on-line, somando 1.153 participantes, e de forma presencial no Bosque Expo, em Campo Grande, com 6.357 visitantes, números que refletem na busca de conhecimento em temas ligados a negócios e, também, na movimentação financeira junto aos empresários que expuseram produtos e serviços. Para os mais de 80 expositores, o saldo foi positivo: em torno de R$
R$ 53.049,25 de faturamento. Além das vendas futuras que podem chegar a R$ 46 mil.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, por ter sido realizado no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro, o EmpreendeFest foi pensado como um presente para segmento em Mato Grosso do Sul, que representa cerca de 90% dos empreendimentos do estado. “Foram dois dias de evento com mais de sete mil pessoas participando. Foi uma grande iniciativa e, mais do que isso, uma oportunidade de levar conhecimento para o empresário sul-mato-grossense, possibilitando que ele cresça e garanta o sustento da sua família”, pontuou Mendonça.

Com uma ampla programação, o evento levou informações para quem empreende ou deseja abrir a própria empresa, além de possibilitar o networking e a geração de renda e futuros negócios. Durante o EmpreendeFest, os expositores tiveram a oportunidade de ampliar as vendas durante o evento, como Luciana de Lima Machado Kaninoski, proprietária da Boutique do Chimarrão, em Maracaju.

Desde 2019, quando conheceu o programa Mulheres de Negócios, a empreendedora participa das consultorias oferecidas pelo Sebrae/MS e por obter grande melhorias no negócio foi convidada para participar do EmpreendeFest. Para ela, o momento trouxe inspiração para novos olhares sobre as vendas do seu próprio empreendimento. “Antes eu pensava em vender só aqui na minha cidade, na minha região, e hoje eu já estou com o planejamento de ir até outros municípios, percorrer os comércios e oferecer o meu negócio, oferecer os meus produtos, oferecer os meus serviços”, ressaltou.


Mesmo após a feira, Luciana afirma que as negociações não pararam. Novas parcerias surgiram e uma delas superou as expectativas em relação aos números. “Estou em negociação com o pessoal da Secretaria de Turismo; estamos negociando o fornecimento de brindes para eles e com outros expositores, por isso, estamos no aguardo. A expectativa é de uma parceria que poderá chegar aos R$ 46 mil”, comemorou a empreendedora.


Já para a outra expositora do setor de alimentos, Eleusa dos Santos Tessaro, as vendas realizadas no durante o EmpreendeFest superaram as expectativas. “Foi excelente participar da feira, o nome da minha marca é Pureza Alimentos Congelados e, ao todo, consegui lucrar em torno de R$ 6 mil”, explicou a empresária.

Do interior para a Capital

Para possibilitar que empreendedores de todo o estado tivessem a oportunidade de participar presencialmente do EmpreendeFest, o Sebrae/MS organizou caravanas que saíram de todas as regiões de Mato Grosso do Sul para Campo Grande, nos dias 5 e 6 deste mês. Foram, ao todo, organizadas 19 caravanas gratuitas que reuniram empreendedores de 36 cidades, contemplando, principalmente, empresários que moram em municípios pertencentes ao programa Cidade Empreendedora – uma iniciativa do Sebrae/MS, executada em parceria com as Prefeituras Municipais, que visa a promoção do desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Uma das principais vertentes do programa é fomentar o empreendedorismo e dar apoio ao comércio local para que os empreendedores possam melhorar o desempenho dos negócios. Nesse contexto, viabilizar a participação dos empresários em eventos como o EmpreendeFest, que promove a disseminação de conhecimento, é uma das ações disponibilizadas para os municípios. Quem aproveitou a chance de comparecer à iniciativa, como as empreendedoras de Bela Vista, Raniele Lima Fernandes e Josiane Fernandes Rezende, aprovou o evento.

“Eu achei incrível ter uma caravana, juntar a turma e trazer todos para o evento. Estamos muito felizes de estar participando disso. Amei as palestras e saio daqui emocionada e motivada”, expôs Raniele, proprietária da empresa “Belas Delícia”. Já Josiane, dona da “Maria Papel”, especializada em personalizados, concorda com a colega e complementa: “O Sebrae é maravilhoso, pois apoia os empreendedores e fomenta a carreira deles. Enfatizo, especialmente, a importância do trabalho feito em prol do empreendedorismo feminino que, atualmente, está cada vez mais forte”, pontuou a empresária.

De Miranda, Janaína de Souza Goes, também aproveitou a caravana para estar no EmpreendeFest. A manicure é dona da empresa “Janaína Nails” e ressaltou a importância de o Sebrae viabilizar que empreendedores de todo o Estado viessem para Campo Grande. “É muito legal o Sebrae trazer as pessoas de fora para cá, porque muita gente não teria como vir por conta própria e muito menos ter acesso às palestras que estão tendo aqui. Inclusive eu achei que seriam apenas palestras, mas quando cheguei me surpreendi com tanta coisa”, expôs a empresária.

Aline Dantas dos Santos, de Sonora, é presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras e Empoderadas de Sonora (AMEES) e esteve no evento por meio das caravanas. “Esse é o segundo evento que eu estou vindo. É uma oportunidade maravilhosa para gente conhecer coisas novas, o que contribui muito para o crescimento da nossa empresa. O Sebrae tira nossas dúvidas, trouxe cursos e ter esse contato direto é muito mais eficaz”, comentou.

Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS atende 37 municípios por meio do programa Cidade Empreendedora: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Destaques da programação

O 1º Festival de Empreendedorismo do Mato Grosso do Sul contou ainda com atrações culturais, com shows de Daran Junior e Guga Borba, além da presença de artistas circenses e caricaturista. No Bosque Expo, os visitantes puderam percorrer o Palco Sebrae Startups, Espaço com expositores, Arena Business e Arena Games, Sala de Oportunidades, e até o espaço “Fanfest”, com experiências que mostraram quem é mesmo fã do Sebrae/MS para designar a interação do público com a marca. Desde quiz no tablet, máquina de fotos à roleta eletrônica, foram várias as surpresas para os participantes que interagiram nas redes sociais da instituição.

Além de uma estrutura pensada para surpreender, grandes nomes do mercado inspiraram os empreendedores de todo o estado: Martha Gabriel, top 100 professores experts em tecnologia no mundo, referência nas áreas de estratégias digitais de negócios, tendências e inovação; Marcos Piangers, autor do best-seller “O Papai é Pop” com mais de 500 mil cópias vendidas, com experiência na Rede Globo; Diego Ribas, comentarista e ex-futebolista brasileiro pelos maiores clubes de futebol; Natalia Beauty, uma das mulheres mais influentes do mercado de beleza, fundadora do Natalia Beauty Group, presente em mais de 10 países, com faturamento de R$ 30 milhões; e Douglas Viegas “Ninja”, ex-jogador de basquete no Brasil e Estados Unidos, e atualmente influenciador.

Mais informações sobre o Sebrae/MS podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio da Agência Sebrae de Notícias.