Como vencer a ansiedade segundo a Bíblia

Por: Vivian Krajewski

Muito se fala que ansiedade é o mal do século 21. Segundo a Psicologia, a ansiedade é um estado natural que antecipa uma situação de desafio ou de perigo. É considerada patológica ou seja, doença, quando o estado ansioso permanece sem que haja nenhuma situação, quando há um estímulo, mas a resposta ansiosa é desproporcional e exagerada. Ansiedade e medo estão intimamente relacionados, bem como o sentimento de vazio, angústia e a timidez.

O maior erro do crente é dizer que não tem ou nunca sentiu ansiedade. Todos já passaram por isso, uns com menos e outros com mais intensidade. Outro erro é julgar os irmãos condenando quem vive ansioso.Sabemos sim que a ansiedade é um estado de preocupação, o que não pode é se deixar levar por ela.

O Apóstolo Paulo escreveu uma carta à Igreja de Filipenses no capítulo 4 versículo 7 dizendo que temos que lançar sobre Jesus toda nossa ansiedade porque Ele cuida de nós, mas a pergunta é como faz isso????

É através da Fé. Você precisa acreditar que Deus está no controle de tudo e que você tem um pai. Você não é órfão.

Veja o que a Bíblia diz sobre Ansiedade:

Em salmos 121 ele é nosso socorro em tempos de angústia

Em Mateus 6:31 Ele e a nossa Provisão

Em Mateus 28:30 Ele é nosso descanso

Em Salmos 94:19 Ele é o consolo que traz alívio à alma.

Em Filipenses 4:7 Ele é a nossa Paz

A Bíblia relata em Mateus 8:23 que os discípulos de Cristo viveram momentos de ansiedade e preocupação. Jesus estava no barco dormindo quando sobreveio uma grande tempestade, os discípulos ficaram atônitos e perguntaram ao Mestre, salva-nos se não vamos perecer e Jesus falou Homens de pequena Fe! E logo levantou e repreendeu o mar, e o mar se acalmou.

Você sabia que um dos sintomas da ansiedade é o medo e a Bíblia diz que o medo é um espírito e nós temos que reaprender o Espírito do medo, em nome de Jesus, pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7

Nos dias atuais, vivemos tempos de angústia, hoje no Brasil são 13 milhões de desempregados segundo o IBGE. Nunca se falou tanto em crise.

Mas o que talvez esta faltando para o povo de Deus é Sabedoria e estratégias para vencer a crise. Pare de olhar para Crise, olhe para Cristo!!!

Outro fator que causa muita ansiedade com a modernidade é a tecnologia, muitos ficam horas no celular e esquecem que tem família. Isso tem sido a causa de destruição no lar.

Como vencer a ansiedade?

A única fórmula para vencer a ansiedade é através da fé, por isso, Leia a Bíblia! Está escrito que a Fé vem do ouvir a Palavra de Deus, medite nela dia e noite.

Neurocientistas já comprovaram que a prática de meditação contribui para aumentar a região do córtex pré-frontal esquerdo, região responsável pelo sentimento de felicidade. Cinco minutos diários para observar a respiração já são eficientes para o começo.

Lembre-se: Mate um leão por dia! É uma luta diária, reconheça que você precisa da ajuda do Senhor, se preciso procure ajuda médica também. Quando há questões físicas ou hormonais é necessário ajuda médica.

E por último:

Segredo de ouro:

A forma como você vê a situação, vai definir a sua vitória ou não!

Se você só reclama da vida só murmura, Deus não se agrada disso, certamente você passará por mas é mais adversidades e a sua vitória até pode demorar pra você aprender a lição.

Mas se você enxergar com os olhos da fé e entregar a Deus, aí sim sua vitória virá!!!

Versículos da Bíblia sobre Ansiedade:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Filipenses 4:6-8

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Mateus 6:31-34

Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.

Salmos 56:3

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

Mateus 6:2

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Mateus 11:28-30

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.

Salmos 94:19

Levanto os meus olhos para os montes

e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor,

que fez os céus e a terra.

Salmos 121:1-2