Este mês é marcado por campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, intitulado de Setembro Amarelo. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro. Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (12), os voluntários do Grupo Amor Vida (GAV) destacaram que durante este mês, há um aumento significativo em atendimentos relacionados ao assunto.
O Grupo Amor Vida é um projeto que presta serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise, pelo telefone 0800 750 5554, das 7h às 23h, final de semana e feriado. A biomédica e voluntária do projeto, Andréia Souza destacou que o grupo tem o objetivo de prestar apoio às pessoas – com amor e compreensão, sem julgamento.
“Essa pessoa é acolhida nessa crise e é uma oportunidade que ela tem de alívio dessa crise emocional. E nesse momento, quando existe esse alívio, ela consegue trazer ali reflexões sobre a vida delas, sobre as possíveis saídas daquele problema que ela está passando, disse.
O empresário e coach, Jean Hipólito faz um alerta quanto aos sinais demonstrados pela pessoa com depressão, e ressalta sobre a importância do diálogo aberto. “A questão é ter uma uma conversa aberta com a pessoa. Conversar, deixar essa pessoa falar sobre os sentimentos dela. Infelizmente a gente ainda vive um mundo com muitos dogmas, muitos tabus, muito julgamento. A pessoa às vezes é vista como uma pessoa que não quer fazer nada, que não quer não quer trabalhar, que não quer buscar ajuda”, disse.
“Então quando você conversa com uma pessoa, e você identifica sinais de depressão, deixe ela à vontade para falar sem julgar e orientar ela a buscar ajuda”, complementa.
Veja alguns locais e entidades que disponibilidade na prevenção ao suicídio, com atendimentos gratuitos:
– Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – veja a relação das unidades.
– Centro de Valorização da Vida (CVV) – atendimento gratuito pelo telefone 188.
– Grupo Amor Vida (GAV) – oferece apoio emocional de forma gratuita.
As universidades também oferecem atendimento psicológico gratuito:
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
- Psicologia Unigran Capital
- Clínica-Escola da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
- Clínica-Escola do Curso de Psicologia da Uniderp
Confira a entrevista na íntegra