79 deputadas eleitas em 2018 é graças aos 30% de recursos de campanha destinados às mulheres

Em continuidade à rodada de entrevistas na semana da mulher, o jornalista Arthur Mário e o comentarista Carlos Araújo entrevistaram, no Jornal da Hora desta quarta-feira (10), a Deputada Federal Rose Modesto (PSDB) que fez uma análise do cenário político para as mulheres. 

A deputada afirma que o ideal seria não precisar existir cotas femininas, porém a dificuldade da sociedade em reconhecer e aceitar que as mulheres podem desempenhar papéis representativos, faz com que essas cotas sejam necessárias. “Sou a favor sim, acredito que temos que ter nossa parcela de representatividade”. 

Após o STF ter decidido que os partidos deveriam repassar 30% dos recursos de campanha para candidaturas de mulheres, Rose Modesto afirmou que o reflexo disso já foi percebido na última eleição. “Hoje temos a maior bancada feminina da história da Câmara Federal. Temos 79 deputadas federais. Tenho certeza que foi um aumento de mais de 15%, que está ligado diretamente a esse recurso. A cota de participação diminui a desigualdade de representatividade da população e permite às mulheres ocuparem mais cargos”.

Assista a entrevista na íntegra clicando aqui.