Quero Empreender Parte 2
Somente para aqueles que querem ser e viver acima da
média:
1) Mentalidade empreendedora
a) Conhecer o empreendimento que deseja;
b) Acreditar no seu poder de fazer e acontecer;
c) Ter uma visão de negócio;
d) Saber dizer não;
e) Visão de expansão e crescimento;
f) Buscar conhecimento técnico e comercial;
g) Habilidade de tratar com pessoas;
h) Poder de inovação e criatividade;
i) Ter foco. Tem uma frase que é uma grande verdade que diz: “tudo o que você
foca, expande.”
2) Metas claras e tangíveis
Estabeleça objetivos bem específicos, mensuráveis para poder alcançar e realizar seus
objetivos.
3) Mesmice
Comece com pequenas ações que vão te levar a pequenas conquistas. Essas pequenas
conquistas te levarão a criar novos hábitos mentais e comportamentais. Faça desafios
pessoais e profissionais e faça autoanálise constante.
4) Monitoramento
Monitorar significa você poder acompanhar e avaliar com frequência e regularidades.
Avalie seus sentimentos, seus pensamentos, seus resultados, sua alimentação, sua
saúde, seu sono, suas finanças e seus gastos e investimentos. Faça diariamente e
consequentemente você terá maior motivação de vida, e com certeza terá maiores
resultados positivos. Faça desde o momento que acorda até o momento de ir para sua
cama dormir.
Para tomar decisões assertivas, o empreendedor precisa ter alguns conhecimentos básicos:
a) Precisa conhecer as Leis e Regimes tributários que se encontra sua empresa;
b) Precisa questionar anualmente se está na melhor forma tributária para sua empresa.
c) Precisa conhecer Leis trabalhistas
d) Precisa conhecer os deveres de as obrigações do Contratante e do contratado.
Você sabe em qual regime tributário se encontra sua empresa?
LUCRO REAL = imposto apurado através fechamento do Balanço e Demonstrações de
Resultados.
SIMPLES NACIONAL = imposto reúne vários outros impostos em uma única obrigação;
REGIME DE CAIXA = O imposto é pago quando o dinheiro entra na empresa;
REGIME DE COMPETÊNCIA = O imposto é pago quando a empresa emite a nota fiscal
independente de ter recebido o pagamento.
Você sabe se seus funcionários estão sob qual sindicato?
Você sabe a data base do reajuste salarial da sua empresa?
5) Modos e Maneiras
Modo:
Refere-se ao seu estilo de viver, e de fazer as coisas. Modo de comunicação com seus
clientes, amigos e colaboradores. Modo como você encara todo e qualquer desafio.
Maneiras:
São as suas habilidades;
São os processos que você vai usar e aplicar;
São as ferramentas utilizadas para trazer maior rapidez e qualidade de serviços ou
produtos.
6) Mecanismos
O mercado está cheio de sistemas que ajudam o empreendedor alcançar seus
objetivos.
Todo empreendedor precisa ter sistemas:
a) sistema de gestão e gerenciamento de projetos
b) sistema de estoque para empresas que são indústria e comércio
c) sistema de gerenciamento financeiro ou contratação de um BPO financeiro para
sua empresa e negócios;
d) planilha de custos
e) sistema de ponto digital para quem tem seus colaboradores
f) sistema de comunicação interna
g) sistema de segurança da informação
h) sistema de produtividade
7) Melhorias constantes
Kaizen = um termo em japonês que significa “melhoria contínua”. Pata termos uma
melhoria contínua precisamos ter foco no processo e aprendizado constante.
a) Ser tecnológica. Para isso precisa investir em tecnologia.
b) Buscar atualizações em todos os seus departamentos
c) Treinar seus colaboradores na questão de atendimento ao cliente
d) Adaptar a toda e qualquer mudança do mercado e estar aberto para novas
oportunidades;
2 dicas:
a) Feedback de seus colaboradores.
Seus colaboradores são pessoas importantes para passarem para você como e
o que pode ser melhorado nãos setores da sua empresa. Peça para avaliarem
sua gestão e liderança. Importante: Só faça isso a partir do momento que você
estiver preparado para ouvir prós e contras.
b) Feedback dos seus clientes.
Faça pesquisa com seus clientes: como estão sendo atendidos. Prazo de
devolução e entrega. Qualidade de produtos e serviços.
Procure sem cessar e constantemente as melhores práticas para atingir seu diferencial,
Adapte-se e faça supervisão continuamente.
“O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que
faz com que as pessoas realizem as melhores coisas.” Ronald Reagn.
8) Medo
Muitos empreendedores não avançam, não tomam decisões de mudança por causa do
medo.
Ter medo é normal pois ele nos leva a sermos cautelosos, prudentes para uma análise
minuciosa de fatores prós e contras.
O que não pode acontecer é o medo nos paralisar por completo.
Medos muito comuns entre empresários:
Medo do fracasso
Medo das críticas e concorrentes
Medo da incapacidade
Busque um mentor que vai ajudar você, analisando os detalhes e conduzindo você ao
sucesso e quebrando seus medos.
Empreendedor: 2025 está chegando:
Questione-se. O que você fez em 2024 que pode ser melhorado em 2025?
Você é o maior empecilho para seu crescimento e expansão. Vença seus medos.
9) Métrica
São medidas que avaliam e medem sua empresa e seus colaboradores avaliando
desempenhos, competências e processos.
Lembre-se sempre:
Você é o único responsável por todas as áreas da sua vida pessoal e empresarial.
Assuma o controle de todas as suas decisões e também suas ações.
Esteja aberto a ouvir
Crie a cultura do NOVO em sua vida e na sua empresa.
“A diferença entre uma pessoa de sucesso e outras não é a falta de força, não é a falta de
conhecimento, mas sim a falta de vontade.” Vince Lombardi