A reforma eleitoral para 2020 será a mais profunda na política Brasileira, afirmou Mariano Cabreira

Instituto Mariano Cabreira forma
candidatos a politica
Foto: Alex Nantes

O Jornal da Hora desta sexta-feira (02) recebeu o Consultor Político, Mariano Cabreira. O consultor tem um instituto que faz a qualificação de candidatos e pré-candidatos a cargos políticos. Mariano falou sobre a situação política que o país vive, e as novas reformas que está ocorrendo.

“Não teremos coligações nas proporcionais (eleições de vereadores). Nesse ano os partidos terão que lançar 100% de numero de vagas. Em Campo Grande são 29 vagas, todos os partidos terão que lançar 58 candidatos. É a primeira eleição assim, é um teste que essa ‘mini’ reforma eleitoral trouxe”, disse Mariano

O consultor ainda disse que mesmo com o nome ‘mini’, essa é uma das maiores reformas que já houve na história do país. “Essa é a mais profunda reforma eleitoral que já houve no Brasil. Ela muda o financiamento de privado para público, cria clausula de desempenho, fazendo com que nenhum vereador de Campo Grande será eleito com menos de 1.500 votos, por que só 10% do coeficiente eleitoral terá o direito de assumir. A pessoa pode ser a mais votada da sua legenda, mas se não tiver 10% do coeficiente não será vereador. E por fim, a reforma determina o término da coligação da proporcionais, que muda toda a forma de construir políticos”, afirmou o consultor.

Assista a entrevista na íntegra: