Além de ofertar cursos presenciais em quatro municípios, IFMS abre primeira turma para Ensino de Humanidades e Linguagens a distância
Estão abertas as inscrições para as seleções de ingresso em cursos de pós-graduação lato sensu ofertados gratuitamente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com início das aulas previsto para o 2º semestre letivo.
Ao todo, são ofertadas 200 vagas para três opções de cursos presenciais e um na modalidade a distância. Confira os editais.
São ofertadas 120 vagas para a especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos campi de Aquidauana, Campo Grande e Naviraí, sendo 40 vagas em cada município.
Os interessados devem ter o diploma de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área de formação.
Metade das vagas é destinada ao público externo, e os outros 50% a servidores do IFMS.
O curso é desenvolvido em regime modular, com duração de 12 a 18 meses, e aulas presenciais nos campi da instituição.
A especialização visa preparar os profissionais para atuarem criticamente na educação a partir da ciência, tecnologia, trabalho e diversidade cultural.
Em Corumbá, são ofertadas 40 vagas para a especialização em Informática Aplicada à Educação.
Para concorrer a uma vaga, basta ter diploma de ensino superior em qualquer área.
Ofertada em regime modular, a especialização tem duração de 18 meses, com aulas presenciais no Campus Corumbá.
O curso busca formar profissionais da educação qualificados para utilizar as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no processo ensino e aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de uma cultura educacional adequada à dinâmica social da ciência e da tecnologia .
Para obter mais informações, acesse a página do curso. Confira os editais.
O Campus Dourados oferta 40 vagas para a primeira turma da especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens.
A seleção é destinada a portadores de diploma de ensino superior (Licenciatura) nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens, como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Letras, Pedagogia, Artes, entre outras afins.
Com duração de 18 a 24 meses, o curso terá aulas on-line síncronas (em tempo real) e assíncronas (o conteúdo pode ser acessado quando o estudante tiver disponibilidade).
O curso visa aprimorar e atualizar os conhecimentos dos profissionais da área, proporcionando uma formação especializada em práticas pedagógicas, metodologias de ensino e conteúdos específicos das disciplinas de Humanidades e Linguagens.
Saiba mais na página da especialização a distância.
Inscrições – São gratuitas e podem ser feitas a partir desta segunda-feira, 1º de julho, na Página do Candidato da Central de Seleção. Para a especialização a distância em Ensino de Humanidades e Linguagens, o prazo segue até o dia 16. No caso dos cursos presenciais, os interessados podem se inscrever até 21 de julho.
Nas duas seleções, há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. O procedimento de heteroidentificação será realizado de forma telepresencial.
Ambos processos seletivos serão realizados em duas etapas, sendo que a primeira consiste na análise dos documentos exigidos para o enquadramento na categoria de público em que os candidatos se inscreveram. Já a segunda etapa será o sorteio eletrônico para a classificação dos aprovados na etapa anterior.
Cronogramas – No dia 30 de julho está prevista a realização do sorteio. Na mesma data serão divulgados o resultado do sorteio e a convocação dos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas para o procedimento de heteroidentificação, previsto para ser realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.
Os resultados preliminar e final dos processos seletivos estão previstos para os dias 5 e 8 de agosto, respectivamente.
Fonte: IFMS