Acontece nesta semana, primeiro encontro de segurança do paciente na Capital

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (27)  e quarta-feira (28) acontece o “1º Encontro de segurança do paciente: Uma prática em construção”, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). O evento traz para Campo Grande um ciclo de palestras de especialistas e profissionais renomados, com o objetivo de chamar a atenção sobre o papel de cada  profissional na segurança e qualidade no serviço prestado ao paciente, bem como resultados positivos de um trabalho bem sucedido.

A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente ( PNSP) foi instituído pelo Ministério da Saúde ( M S) mediante a publicação da Portaria n° 529, de 1o de abril de 2013, que tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

Com o PNSP o M inistério da Saúde busca a participação ativa de profissionais
de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes na captação de informações sobre qualquer procedimento realizado que tenha provocado dano à saúde do usuário durante a internação/ atendimento.

Por exemplo, queda de paciente da cama, aplicação errada de medicamento, falhas durante a cirurgia,
falha na identificação do paciente e entre outras. Esses problemas podem causar danos à saúde do paciente e devem ser notificados.

Serviço:

Dia 28 de maio – auditório do CREA-MS : Rua Sebastião Taveira, 272 – Monte Castelo

Dia 29 de maio – auditório da SEMED: Rua Onacieto Severo Monteiro, 460 – Vila Margarida

Faça sua inscrição clicando aqui