Por Marcelo Nunes
Senador Nelsinho Trad (PSD) é favorável ao acordo do Brasil com Estados Unidos sobre Centro de Lançamento de Alcantara, no Maranhão. A parceria permite o uso comercial da base espacial brasileira, pelos americanos para lançamento de satélites, misseis e foguetes. A referida parceria terá que ser aprovado pelo Senado.
“Esse acordo precisa se aprovado pelo Senado, e eu vou votar a favor, porque essa questão vai beneficiar o Brasil e, por consequência o nosso Estado”, afirmou o Senador Nelsinho Trad, durante entrevista ao Jornal da Hora (Rádio Hora FM-92,3), programa apresentado pelo jornalista Artur Mário.
Ele explica, que cada 100 satélites lançados no mundo, 80 são dos Estados Unidos: “Isso é importante porque é muito vantajoso. A gente ganha em aprender em tecnologia, e vai estabelecer um bônus. Tem mais, em cada satélite lançado, o Brasil terá seu retorno”.
O documento sobre o referido acordo está sendo revisado por técnicos brasileiros e americanos, e após ser aprovado pelo Senado deverá ser assinado na próxima viagem do Presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.
Nelsinho Trad, que é presidente da Comissão de Relações exteriores do Senado, também demonstrou sua preocupação com a crise política e econômica vivida pela Venezuela.
Segundo ele, grandes potencias mundiais, como EUA, Rússia e China, são responsáveis pela fase vivida pelo país vizinho, pois, tem seus interesses. Diz ainda não acreditar em solução pacífica em curto prazo. “Houve extremos de ambas as partes. É difícil prever recuo de ambas as partes. Precisamos entender que o povo sofre com isso”, concluiu sobre o assunto.
Na entrevista o Senador também falou sobre a Medida Provisória 871/2019, que instituiu o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade. Disse que o excesso no rigor não pode prejudicar pessoas doentes,
Ao ser perguntado sobre ônus e bônus em cinco meses de Governo Bolsonaro, observou que na política internacional tem cometido falhas: “O Governo está se metendo em determinadas situações, que não deveria; nosso país é amistoso, não tem nenhum conflitos, como acontece em mundo a fora”, disse, e concluiu: “Entramos em briga desnecessário.”
Acompanhem no vídeo abaixo, detalhes da entrevista. O Senador se aprofunda nas questões abordadas. Tenha outras informações no programa, apresentado das 7h às 8 horas.