Há 44 anos a Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul, Ceasa MS, trabalha no abastecimento de hortigranjeiros (verduras, legumes e frutas). Em meio a longevidade da instituição, metas e objetivos são alcançados, como a comercialização de 198 milhões de quilos de produtos por ano.
O diretor-presidente da Ceasa MS, Daniel Mamédio, declarou em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira (27), que o sistema de abastecimento das Ceasas contribui para a integração dos estados. A Ceasa de MS compra grande parte dos produtos para atender as demandas, das outras centrais de 19 estados e da Argentina, Paraguai e do Chile. As regiões que mais contribuem são: o estado de São Paulo, Minas Gerais e o Paraná.
“O que existia no Norte começou a vir para o Sul, o que existia no Sul começou a vir para o Centro-Oeste. Então, todas as regiões se interligam e fazem negócios, o DNA do sistema Ceasa é esse, abastecer”, declarou Mamédio.
Um indicador interessante que o superintendente apresenta é o crescimento da participação da agricultura familiar de MS na produção regional. Em 2020 o segmento contribuia com 9% do volume comercializado. Agora em 2023 houve um salto para 13,5%, demonstrando assim um crescimento satisfatório gerando desenvolvimento e benefícios. São 70 mil famílias produzindo hortigranjeiros em suas propriedades.
O Ceasa MS funciona das 4h às 11h, e fica localizado na R. Antônio Rahe, 680, Conj. Res. Mata do Jacinto. Para mais informações, entre em contato por meio do telefone (67) 3351-1770.