Águas em debate com Deputado e presidente da ARCP

Deputado Estadual Lucas de Lima e com Claudinei Pecois, presidente da ARCP (Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba). (Foto: Felipe Gotardo)

Por: Marcelo Nunes

Questões ambientais e saúde foram temas em pauta no Jornal da Hora (Rádio Hora FM 92,3) nesta Quinta-feira com o Deputado Estadual Lucas de Lima e com Claudinei Pecois, presidente da ARCP (Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba).

O parlamentar Lucas de Lima, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Legislativa, foi categórico ao afirmar que se não for feito bacias de contenção, o Lago do parque das nações Indígena pode secar. Enfatiza ainda que diversas  bacias, entre eles, o Lago do Amor, na Universidade Federal, corre o risco de secar se não houver ações que evitem tal situação.

“É preciso que se façam bacias de contenção da areia; Só drenagem vai deixar o Lago muito bonito, mas não vai resolver o problema de assoreamento,” afirma Lucas, que diz ter feitos estudos aprofundados sobre a questão.

Claudinei Pecois, presidente da ARCP (Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba). (Foto: Felipe Gotardo)

Nesta Sexta (22/03) será comemorado o Dia Mundial da água, e sobre tema específico água, Claudinei Pecois, presidente da ARBG, destacou a importância da Bacia do Guariroba, que produz cerca de 34% água consumida em Campo Grande, mas tem condições de abastecer até 100% do consumo na Capital.

Claudinei Pecois destacou ações importantes da entidade que dirige. Segundo ele, já foram plantadas 90 mil mudas de árvores em 27 hectares da bacia do Guariroba. 

O decreto Cota Zero, do Governo Estado, que determina o fim da pesca amadora e esportiva a partir de 2020 também foi debatido no Jornal da Hora. O deputado Cabo Alnmi (PT) também entrevistado no Programa, é contrário a proposição por afetar o turismo; já Lucas de Lima se diz favorável por entender que sem a referida medida, acaba os peixes dos rios do Estado.


Deputado Estadual Lucas de Lima. (Foto: Felipe Gotardo)

A oportunidade também serviu para o Deputado Lucas de Lima fazer duras criticas a administração municipal na área da saúde. O parlamentar, que também já foi vereador, diz que falta médico e as filas são enormes  nos postos de saúde da Capital.