“Após a Copa, coisas boas virão para o futebol do nosso estado”, diz treinadora do Comercial

Treinadora acredita que a copa pode impactar no esporte feminino do estado

Por Reuel Oliveira

A Copa do Mundo Feminina 2023 já está em seu segundo dia, e a cada rodada melhores confrontos acontecem. A competição teve sua abertura na quinta-feira (20)  com os confrontos entre Nova Zelândia x Noruega e Austrália x Irlanda. As donas da casa venceram ambas as partidas por 1 x 0, mas se você está perdido na competição, a equipe de jornalismo esportivo da Rádio Hora fez um artigo sobre a copa para te deixar bem informado. 

Apesar da competição já estar em andamento, a Seleção Brasileira só estreia na segunda-feira (24). A Seleção chega com altas expectativas, já que a técnica Pia Sundhage tem duas vitórias em duas estreias com a equipe canarinha, e enfrenta o Panamá, o adversário mais fraco do grupo F, que conta também com França e Jamaica.

Quem também tem altas expectativas para a estreia da Seleção é Romilda Campos, técnica da equipe feminina do Esporte Clube Comercial. Para a treinadora, a vitória na estreia pode ser alcançada, mas não apenas isso, já que Romilda acredita que a equipe possa se sagrar campeã. “Eu tenho uma esperança muito grande nesse time da seleção brasileira”.

“Minha expectativa para Seleção Brasileira é muito boa, pela renovação que a treinadora fez nesse elenco e também pelo apoio que a Marta pode dar para as meninas. E por que não pensar positivo? Vamos trazer essa taça pra nós”, disse Romilda.

Um dos pontos do trabalho da técnica Pia, e uma das marcas do time é a reformulação no elenco da seleção. Jogadoras como a Cristiane ficaram de fora da convocação, e deram lugares para outras, como Ary Borges, Ana Vitória e Kerolin, mas a seleção segue contando com nomes experientes como Bárbara e Marta. Para Romilda, essa reestruturação é um dos destaques do trabalho da treinadora, que em sua avaliação, faz um bom trabalho.

“Eu tenho acompanhado a técnica Pia, ela é bem experiente e tenho uma avaliação positiva do trabalho dela. Ela fez uma renovação muito boa nesse elenco, e já estava na hora da gente ter uma reformulação na seleção, então a Pia tem trago coisas boas para nós”, avaliou a treinadora.

Com a reformulação do elenco, surgem dúvidas sobre o time que irá atuar, e quem serão as 11 jogadoras iniciais. A lendária Marta deve começar o banco, e além da disputa entre Geyse e Bia Zanerato pela segunda vaga no ataque, Luana e Duda Sampaio disputam espaço no meio de campo. Sendo assim, o time titular deve ser composto por:  Letícia; Antonia, Kathellen, Rafaelle e Tamires na defesa; Luana, Ary Borges, Kerolin e Adriana no meio; Debinha e Geyse no ataque.

Sam Robles/ CBF/Divulgação

Além da dúvida na formação, também há uma pergunta pairando no ar: Quem irá ser a próxima craque na seleção após o ciclo da Rainha Marta? Para Romilda, não há problema nesse quesito, já que existe muita habilidade nesse time. “Tem várias atletas muito boas de bola, ótimas atletas, que tem tudo para fazerem seus nomes, ainda mais com o apoio da Marta que vai alavancar bastante esse elenco”, disse.

Além de torcer para o Brasil, Romilda também torce pelo futebol feminino Sul Mato Grossense. Para ela, a copa do mundo vem como um símbolo de esperança e inspiração para o esporte no estado, que pode receber o empurrão que precisa para deslanchar. 

“Eu sempre tenho esperança com a Copa. Espero que as instituições de esporte ou empresários olhem com carinho para o futebol feminino aqui de Campo Grande. Porque nós precisamos de apoio, estamos  muito devagar, mas tenho certeza que depois dessa copa vão ter coisas boas para o futebol feminino do nosso estado”, completou a treinadora. 

O Brasil estreia na segunda-feira (24) contra o Panamá às 7 horas, e você acompanha tudo aqui na Rádio Hora.