A aliança do Partido Liberal (PL) com o PSDB em Mato Grosso do Sul reduzirá o número de candidatos próprios do PL a prefeituras. A previsão no momento é que 75% das candidaturas sejam retiradas para apoiar pré-candidatos do PSDB.
Após assumir a presidência do PL, Tenente Portela passou a discutir as composições feitas pelo ex-presidente estadual, Marcos Pollon, e decidiu fazer alianças com o PSDB em diversos municípios.
As tratativas ainda estão em andamento, mas a tendência é de que, aproximadamente, 10, das 40 candidaturas planejadas por Pollon sejam oficializadas nas convenções dos próximos dias. Como os diretórios municipais são provisórios, o diretório estadual pode refazê-los, realizando as mudanças que desejar.
Após as negociações, já ficou certo que o Partido Liberal vai manter as candidaturas próprias nos municípios de Alcinópolis (Manoel Nunes), Corumbá (Pastor André), Dourados (Gianni Nogueira), Guia Lopes (Dr. Max), Jateí (Odair Pereira), Maracaju (Rovilson Corrêa), Naviraí (Rodrigo Sacuno), Ponta Porã (Pompílio Junior) e Sidrolândia (Rodrigo Basso).
A reportagem apurou que, pelo menos até o momento, o PSDB não abriu mão de nenhuma das 60 pré-candidaturas já lançada em Mato Grosso do Sul. O partido tem 51 das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul, enquanto o PL não tem prefeitos no Estado.
O PL passou a discutir alianças com o PSDB recentemente, após acordo de Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto com Eduardo Riedel (PSDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB), que se comprometeram a assumir o partido futuramente em Mato Grosso do Sul. Pelo acordo, Reinaldo concorrerá ao Senado pelo PL no Estado, com possibilidade de Riedel também se filiar.
Abaixo a lista dos pré-candidatos que devem perder legenda
Água Clara: Dr. Ludowico
Amambai: Zé Bambil
Aquidauana: Dr. Vitinho
Antônio João: Adriano Brum
Bataguassu: Dan Veterinário
Batayporã: Anderson Paes
Bela Vista: Leandro Dindo
Bonito: Jorginho Figueiredo
Caarapó: Alessandro Paulino
Campo Grande: Marcos Pollon
Coronel Sapucaia: Lindo Kefler
Cassilândia: Marcelo Pelarin
Corguinho: Ayres Cândido
Coxim: Salette Bell
Eldorado: Oseas de Souza
Iguatemi: Juliana Lara
Ivinhema: Adão Gouveia
Inocência: Willian do Incon
Itaporã: Edilson Bigatão
Jardim: Lizete Bazzo
Jaraguari: Dr. Luiz
Nova Andradina: Arion de Souza
Paraíso das Águas: Ronivaldo Carvalho
Paranaíba: Robson Resende
Pedro Gomes: Delegado Murilo
Porto Murtinho: Elton Atele
Ribas do Rio Pardo: Paulo Tucura
Rio Negro: Seu Milton
Rochedo: Ronaldo Mazone
Sonora: Aurélio, o Careca da Recuperadora
Três Lagoas: Paulo Veron
Fonte: Investiga MS