Após recesso escolar, aulas municipais retornam nesta segunda-feira de forma remota

No dia 26 de julho, os alunos retornarão para as escolas presencialmente de forma escalonada

Aulas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME) retornam de forma remota nesta segunda-feira (19), após recesso escolar entre 2 e 16 de julho. 

De acordo com a prefeitura, os mais de 109 mil alunos retomam as atividades hoje à distância, mas no dia 26 de julho retornarão para as escolas presencialmente de forma escalonada.

As videoaulas estão disponíveis na TV Reme, pelo canal 4.2 da TVE, e pelo canal do YouTube.

Também continuam disponíveis no aplicativo da Rádio Reme e nos meios alternativos utilizados pelos professores e pelas unidades escolares. Para quem não tem acesso à internet, é possível fazer as atividades com o auxílio do caderno-base.

A REME explicou que os exercícios impressos são divididos em cadernos de experiências (crianças até 3 anos), cadernos de atividades (grupos 4 e 5), e cadernos-base (alunos do 1° ao 9° do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos).

Para os professores, a primeira semana será usada para capacitação em biossegurança e também para formação pedagógica e sócio-emocional.

Medidas de biossegurança

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos terão a temperatura aferida na entrada das unidades, onde será obrigatório uso de máscara de proteção individual. 

Os pais ou responsáveis pelos alunos devem manifestar por escrito se o aluno irá frequentar as aulas presenciais. O documento está disponível nas unidades escolares e também no site da Semed. 

O escalonamento dos estudantes foi a alternativa criada para evitar grande aglomeração dos alunos. Desta forma, as salas de aula terão ocupação entre 25% e 50% com revezamento semanal, de acordo com a metragem do espaço.

Os horários das entradas em todos os períodos também podem sofrer alterações. 

Caso a unidade escolar ofereça a educação infantil, o horário de entrada, até o grupo 5 (alunos com 5 anos), deverá ser às 7h e às 13h, o ensino fundamental I (alunos do 1° ao 5° ano) deverá ser às 7h15 e às 13h15, e o ensino fundamental II (do 6° ao 9° ano) será às 7h30 e às 13h30.

Além disso, o horário de saída poderá ser antecipado para às 10h, para os alunos do matutino, e às 16h, para os do vespertino.

A orientação para os responsáveis é que não enviem os estudantes que apresentarem sintomas da Covid-19, como dor de garganta, febre acima de 37,5°C, perda de paladar ou olfato, quando o retorno presencial for colocado em prática. 

  • Fonte: Correio do Estado