A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promoveu, na manhã desta terça-feira, solenidade para o descerramento de placa comemorativa que marca os 40 anos da primeira Constituição do Estado – promulgada em 13/06/1979.
A solenidade contou com a presença de 6 dos 18 deputados constituintes – Alberto Cubel Brull, Sérgio Cruz, Walter Carneiro, Osvaldo Dutra, Londres Machado e Onevan de Matos – e, também, com os atuais deputados estaduais que compõem o legislativo de Mato Grosso do Sul.
Primeira Constituição – Deputado Constituinte, Onevan de Matos pontuou que a divisão foi fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da nova unidade da federação, composta pela região do sul do então Mato Grosso, e que a Assembleia Constituinte transformou e assegurou em lei o seu funcionamento.
“O Mato Grosso do Sul tinha muitos desafios. Na minha região, por exemplo, o asfalto chegava apenas até Dourados. Nos municípios mais distantes, como os da fronteira, havia carência de serviços públicos essenciais, como o fornecimento de água, energia elétrica e telefone. A Assembleia Legislativa foi fundamental para que pudéssemos transformar em realidade os anseios de nossa população”, destacou Onevan de Matos.
UEMS – Dentre os normativos que compuseram o texto constitucional, Onevan de Matos destaca que uma das principais conquistas foi a previsão legal para a implantação da UEMS – que, nos dias atuais, transformou-se em referência de ensino superior público e de qualidade.
“Fico muito emocionado em poder celebrar, tal qual a Constituição Estadual, 40 anos de muito trabalho, compromisso e dedicação com a população sul-mato-grossense. Quero reiterar minha gratidão a cada amigo(a) pela confiança contínua nesses 40 anos, nos quais sempre estive presente na tribuna da Assembleia Legislativa para defender nosso Mato Grosso do Sul!”, concluiu o deputado estadual Onevan de Matos.
* Com informações da assessoria.