O Giro Notícias de sexta-feira (08) recebeu o Presidente do Conseleite (Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Leite de Mato Grosso do Sul) e Vice Presidente do SILEMS (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso do Sul), Paulo Fernando Barbosa.
A Assembleia Legislativa vai realizar hoje, uma audiência pública sobre os desafios da “Atividade Leiteira” em Mato Grosso do Sul. O evento irá ocorrer no plenário da Casa de Leis, com a participação de representantes do setor e da sociedade civil.
Proposto pelo deputado Renan Contar (PSL), o evento pretende discutir os problemas e eventuais soluções para o setor, em busca de melhor o cenário da atividade no Estado.
“O preço do leite é o maior incentivador dos nossos produtores, não só aqui, mas em todo país. Temos enfrentado muitos dificuldades e por isso temos o Conseite, que é um conselho que tenta ser mediador entre a indústria e o campo, para atender os dois lados”, pontua o presidente do Conseleite, Paulo Fernando.
Segundo Paulo Fernando, a maioria dos produtores locais são de pequeno porte. “Temos um estudo sobre as formas de produzir leite, quando o leite é produzido com mais aparelhos tecnológico, com mais aparatos e volume é possível ganhar dinheiro com leite. Agora já em uma produção mais artesanal, simplificado e de baixo volume, é mais difícil para o produtor, como acontece em Mato Grosso do Sul em sua maioria”.
De acordo com Paulo Fernando, as regiões com maior produção de leite está na região sul. “A região sul, como a grande Dourados e a região central, eixo entre Rio Brilhante, Bandeirantes e São Gabriel do Oeste, nessas regiões temos a concentração de produção e capacitação de leite”.
Assista a entrevista na íntegra: