Associação em Campo Grande já replantou 170 mil árvores na bacia do córrego Guariroba

A recuperação do Cerrado a partir do plantio de espécies nativas foi destaque no Jornal da Hora desta quinta-feira (7), que recebeu o presidente da Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), Claudinei Pecois. Em entrevista, o comunicador e conservacionista, falou sobre a iniciativa de reflorestamento da Bacia do Guariroba e sobre a importância da conscientização popular a respeito da conservação ambiental. 

A ACRP foi criada por um grupo de produtores rurais em 1996, com o objetivo de reverter o problema da diminuição do volume de água do córrego Guariroba, responsável por abastecer cerca de 40% da população campo-grandense. Recentemente, a iniciativa atingiu 100 hectares de áreas de proteção permanente (APPs) restauradas e 170 mil mudas plantadas em um período de dez anos. 

De acordo com Claudinei, a organização ainda tem muito trabalho pela frente e pretende ainda recuperar mais 600 hectares e realizar o plantio de mais de um milhão de árvores, apenas na região do Guariroba. Para isso, a associação conta com diversos parceiros para a produção de mudas e irá fazer o plantio com 50 alunos selecionados de escolas municipais de Campo Grande. “Para deixar uma área realmente restaurada precisamos de mais de 30 anos, quando as árvores atingem o porte que elas deveriam atingir […] Em um minuto você derruba uma árvore, mas para você ver a árvore em seu porte original vai demorar mais de 30 anos, para você ver a área realmente regenerada”, afirma. 

Assista a entrevista na integra: