
Fundada em 1994, a Associação Juliano Varela é uma organização sem fins lucrativos, que diante da dificuldade de mães atipicas nas tratativas de crianças e adultos com algum tipo de deficiência intelectual, em especial pessoas com Síndrome de Down, Microcefalia e Transtorno do Espectro Autista (TEA), atua no atendimento e na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Em entrevista ao Jornal da Hora, na manhã desta quarta-feira (9), a diretora pedagógica da Associação Juliano Varela, Eluzia Alves dos Santos, contou a história da instituição e deu detalhes sobre as ações realizadas pela instituição, além de divulgar a expansão de projetos. “Hoje nós temos um trabalho belíssimo na questão do esporte, porém ele ainda é interno, realizado dentro da própria instituição e em parceria com outras instituições. Fora isso nós ainda não temos essa prática, então estamos com o projeto de levar os nossos alunos para fora do estado e a nível de Brasil também em competições nacionais e internacionais”, compartilha.
Atualmente a fundação atende pessoas com deficiência em três diferentes pilares, sendo eles: assistência social, saúde e educação. Dentro dessas áreas, a instituição oferece serviços de apoio social para as famílias, atendimento médico em diversas especialidades e acesso à educação e terapias ocupacionais, no intuito de promover qualidade de vida e independência para pessoas com deficiência.
Assista a entrevista na íntegra:
.
Leia mais produções do Grupo Hora