Nesta terça-feira (28), o Jornal da Hora abordou sobre um tema que está em evidência. Setembro Amarelo é o mês da prevenção do suicídio. A data é para chamar a atenção da sociedade para a importância do assunto. Em entrevista à Rádio Hora, a psicóloga Paloma Ujacow destacou que todos os dias, 32 pessoas dão o fim à própria vida, o que corresponde a uma morte a cada 45 minutos.
“É importante falar sobre o assunto, porque muitas vezes os sinais são tão sutis que a própria família ou a própria equipe que o atende não consegue identificar, então é importante esse olhar mais atento ao paciente que sofre de transtornos” destacou.
Abordar o assunto sem julgamento é um dos cuidados que é preciso ter ao falar sobre suicídio. Paloma enfatiza que se esquivar sobre o tema não ajuda e que deve ser tratado de uma forma acolhedora e empática. “Ocultar e fingir que não está acontecendo não ajuda, pelo contrário, a gente tem que sempre tratar desse assunto da forma como ele deve ser tratado, de uma forma clara, empática e acolhedora. Abordar de uma maneira afetiva, sem julgar”.
Existem grupos que estão à disposição para ajudar, como o Grupo Amor Vida (GAV), que presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através dos telefones (67) 3383-4112, (67) 99266-6560 (Claro) e (67) 99973-8682 (Vivo), todos sem identificador de chamadas. O horário de funcionamento deles é das 07:00 às 23:00, inclusive sábados, domingos e feriados.
Confira a entrevista completa no link abaixo:
Texto: Evelyn Mendonça