O vereador Betinho (Republicanos) esteve reunido em seu gabinete com Fábio Roberto Cordeiro, Gestor de Negócios Internacionais do Escritório de Tarapacá, no Chile, e Luis Felipe Lemos, membro da equipe, para discutir a implementação de uma nova rota aérea que conecte Campo Grande a Iquique, no Chile, passando por Santa Cruz, na Bolívia.
A reunião faz parte das discussões em torno da Rota Bioceânica, que está em fase de conclusão e promete fomentar o turismo, comércio, indústria e logística na América do Sul.
“Uma pauta muito boa. O Fábio e o Luiz vieram me visitar e discutir sobre a rota bioceânica. Eles querem implementar um voo de Campo Grande para Santa Cruz, em seguida de Santa Cruz para Iquique, e depois o voo de volta, que não existe hoje. Como eu já tinha uma agenda prevista com o ministro Sílvio Costa Filho, vou aproveitar para levar essa pauta a ele”, afirmou Betinho.
O vereador deve visitar o ministro no próximo mês, em Brasília, para discutir também outros assuntos de interesse da população campograndense. Com a implementação da nova rota aérea, espera-se que haja um significativo impulso no desenvolvimento econômico da região, promovendo a integração entre os países e facilitando o fluxo de mercadorias e turistas.
A Rota de Integração Latino Americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica, é um corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros que pretende ligar o Oceano Atlântico aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina.
Esta rota promete ser uma alternativa ao Porto de Santos (SP), encurtando distância e tempo para as exportações e importações brasileiras com mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. No Mato Grosso do Sul, a rodovia atravessa a parte sul do Pantanal, conectando a região a importantes mercados internacionais.
Renan Nucci
Assessoria de Imprensa do Vereador