Biden faz 1º discurso desde que desistiu das eleições e “passa tocha” para Kamala

Presidente dos Estados Unidos deixou corrida eleitoral no último domingo; a vice-presidente é o nome mais provável para sucedê-lo na indicação democrata

Imagem: Reprodução CNN

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, faz seu primeiro discurso à nação desde que desistiu das eleições presidenciais nesta quarta-feira (24). Biden apoiou sua vice-presidente Kamala Harris para sucedê-lo, quando anunciou a desistência.

No discurso desta quarta-feira (24), Biden voltou a elogiar Kamala dizendo: “Harris é experiente, resistente e capaz”.

“Em apenas alguns meses, o povo americano escolhe o curso do futuro da América”, disse Biden no raro discurso no Salão Oval nesta quarta-feira (24).

Ele acrescentou: “Eu fiz minha escolha. Eu divulguei minhas opiniões. Quero agradecer à nossa grande vice-presidente Kamala Harris. Ela é experiente. Ela é durona. Ela é capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e líder do nosso país. Agora a escolha cabe a vocês, povo americano: vocês fazem essa escolha.”

Harris consolidou rapidamente o apoio do partido e tornou-se a presumível candidata democrata no início desta semana.

O presidente americano afirmou que está “passando a tocha para uma nova geração” ao explicar sua saída da corrida presidencial de 2024 aos americanos pela primeira vez.

Biden havia divulgado a decisão de deixar a campanha à reeleição no domingo (21) por meio de uma carta em sua conta oficial no X.

“Acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu me demita e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato”, disse ele.

Kamala Harris ainda não foi oficialmente indicada como candidata democrata pelo partido mas é cotada como o nome mais provável, uma vez que já garantiu o apoio suficiente de delegados (figura do sistema eleitoral dos Estados Unidos) para a nomeação.

Histórico de pronunciamentos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso à nação no Salão Oval apenas três vezes desde que se tornou presidente.

Os discursos no Salão Oval são raros, especialmente na história recente, com Biden e os ex-presidentes Barack Obama e Trump usando o meio apenas algumas vezes.

Confira a lista completa de endereços ovais desde 2008:

Biden

  • 14 de julho de 2024, após a tentativa de assassinato de Donald Trump.
  • 20 de outubro de 2023, após os ataques do Hamas em 7 de outubro a Israel.
  • 2 de junho de 2023, após evitar um calote catastrófico.

Trump

  • 11 de março de 2020 sobre a pandemia de Covid-19.
  • 8 de janeiro de 2019 sobre imigração em meio à paralisação parcial do governo.

Obama

  • 6 de dezembro de 2015, sobre o plano de seu governo para derrotar o ISIS após o tiroteio em San Bernardino.
  • 31 de agosto de 2010 ao declarar oficialmente o fim das operações de combate no Iraque.
  • 15 de junho de 2010, sobre o derramamento de óleo da Deepwater Horizon BP.

Antes de Obama, o discurso Oval – embora raro – era um elemento muito mais frequente, com George W. Bush dirigindo-se dessa forma à nação seis vezes durante a sua presidência e Bill Clinton fazendo-o 15 vezes. Reagan detém o recorde com 29 discursos durante seus dois mandatos.

  • fonte: CNN