A SES (Secretaria Estadual de Saude) divulgou boletim epidemiológico que aponta um aumento de 433% no número de casos de dengue até o dia 20 de fevereiro. Já foram notificados 5.737 casos em Mato Grosso do Sul.
A quantidade de notificações registradas até 20 de fevereiro ultrapassa a metade do número de casos notificados durante todo o ano de 2018, que foi de 10.706. Um caso que infelizmente chamou atenção foi de uma criança de 5 anos que morreu com suspeita de dengue hemorrágica na última segunda-feira (25).
Segundo as estatísticas da SES com base nos dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde, o Estado vem registrando aumento das notificações há dois anos, depois de ter observado uma queda drástica de 2016 – que atingiu 65.505 notificações – para 2017 – com apenas 7.274.
A preocupação agora é com o período das chuvas onde há um aumento da proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, por isso, evite água parada em qualquer lugar. Você sabia que até em tampinhas de garrafa pet também podem acumular as larvas do mosquito? Então previna-se.