Bolsonaro sanciona lei sobre autismo no Censo 2020

Na última quinta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro sancionou um projeto de lei que inclui informações sobre pessoas que estão no espectro do autismo nos censos demográficos realizados pelo IBGE. O PL 13.861/2019 havia sido aprovado pelo Senado no começo do mês.

A assinatura do texto contou com a participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do apresentador Marcos Mion. Ele tem um filho com autismo e divulgou, na última semana, um vídeo em que o garoto, Romeo, pede a Bolsonaro a sanção da lei. A medida já irá valer para o Censo 2020.

Assinatura aconteceu ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do apresentador Marcos Mion. (Foto: Marcos corrêa/PR).

Após a assinatura, Mion agradeceu a Bolsonaro.

– O senhor está representando milhares de famílias que estavam se sentindo completamento no escuro e invisíveis. Isto é um grande passo para toda a comunidade autista. É um passo gigante para todas as famílias que batalham há anos. Tenho a honra de estar aqui representando o trabalho de todas esses instituições que há décadas lutam por um reconhecimento como este – apontou.

Bolsonaro parabenizou o apresentador e disse que o governo ainda pretende fazer mais.

– Parabéns pela sua luta. Algumas divergências nós sempre vamos ter, mas como o Norte é um primeiro passo. Com toda certeza teremos outras pesquisas e outras formas de reconhecer, por parte do poder público, essas pessoas – destacou.

Em suas redes sociais, a primeira-dama também se manifestou sobre a assinatura.

– Hoje participei de reuniões sobre as demandas da comunidade autista e presenciei a assinatura da lei que inclui dados específicos sobre autismo no Censo 2020. Espero que isso traga ganhos concretos para as pessoas com autismo e suas famílias. Continuaremos trabalhando para dar mais visibilidade às causas das pessoas com deficiência no Brasil. Que Deus abençoe a todos – afirmou.

*Fonte: Pleno News.