33º rodada do Brasileirão termina definindo primeiro rebaixado, mas embolando briga pelo título
Texto Por Reuel Oliveira
.
O Campeonato Brasileiro de Futebol encerrou sua 33º rodada nesta quinta-feira (9), e se havia expectativa das partidas encaminharem o fim do campeonato isso não aconteceu, e a briga na parte de cima e de baixo da tabela seguem fortes.
O Internacional recebeu o Fluminense no Beira Rio. O time gaúcho enfrentou um tricolor de “ressaca” depois do título da Copa Libertadores da América. Mesmo assim, o 12º colocado do Brasileirão não conseguiu se impor e segue com instabilidade no campeonato. A partida terminou empatada sem gols. A tendência é que o time de Eduardo Coudet se classifique apenas para a Sul-Americana de 2024.
O Fortaleza foi até a Arena da Baixada enfrentar o Athletico Paranaense, mas ficou apenas no empate por 1×1. O resultado não foi bom para os dois times que seguem na busca por uma vaga na Libertadores.Vale ressaltar que o Fortaleza perdeu quatro das últimas cinco partidas que disputou pelo campeonato, e o Atlético tem apenas uma vitória no mesmo recorte.
Brasileirão conhece seu primeiro rebaixado
O América Mineiro foi derrotado pelo vice-lanterna do campeonato por 3×0 em plena Arena Independência.O resultado rebaixou de vez o time de Minas, que após partida demitiu o treinador Fábian Bustos e já começa a se preparar para 2024. A equipe é a pior defesa do campeonato, e sofreu 69 gols, em 33 jogos, e está empatado com o América de Natal como as piores defesas do primeiro turno desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, com 42 bolas na rede.
Bragantino perde a chance de se aproximar do líder
O Bragantino foi até o Morumbi enfrentar o São Paulo e ostentava depender somente de si para ser campeão brasileiro, mesmo assim o time não conseguiu se impor e foi derrotado nos minutos finais pelo tricolor. A equipe de Bragança Paulista não criou, chutou pouco ao gol e agora vê o confronto direto com o Botafogo na próxima rodada como a última esperança de ser campeão.
Flamengo embala e campeonato embola
Na quarta-feira (08) em pleno Maracanã e diante de 64.590 mil torcedores, o Flamengo derrotou o Palmeiras no teste de fogo mais difícil do time carioca desde a chegada do técnico Tite. A equipe jogou bem, dominou e venceu o Verdão, que precisava vencer para “dormir” na liderança do Campeonato. Com a vitória, o Flamengo se aproximou do G4 na busca pela classificação direta para a Libertadores, enquanto o Palmeiras caiu para a terceira colocação.
O destaque da partida foi o plano estratégico do técnico Tite, que não só impediu o time paulista de criar e dominar, como também proporcionou diversas chances de gols que culminaram no 3×0. Dentro de campo, Arrascaeta e Pedro desfilaram; Pulgar fez uma das melhores partidas com a camisa a do Flamengo – e são muitas boas partidas – , e a recuperação de Everton Cebolinha – que ganhou o prêmio de melhor da partida – é impressionante, assim como a qualidade técnica do “volante” Rodrigo Caio
Jogos de quinta
No duelo entre os times da parte de baixo da tabela, o Santos venceu o Goias com gol aos 87 minutos de Julio Furch. O atacante saiu do banco para dar a vitória ao Peixão, que chegou a 13º colocação com 41 pontos. Mesmo assim, o time está a apenas 4 pontos do primeiro time da zona do rebaixamento, o Cruzeiro – que tem dois jogos a menos-. Já o Goiás segue em 18º e precisa vencer para seguir na busca da permanência na elite do futebol brasileiro.
Em jogo na Neo Química Arena em São Paulo, Corinthians e Atlético Mineiro empataram com gols de Ángel Romero e Paulinho. Com o gol, o atacante do Galo se tornou o artilheiro isolado da competição com 17 gols. O empate não foi bom para nenhum dos lados, e manteve o Atlético em sexto lugar e o Corinthians em 14º.
O Cuiabá recebeu o Bahia na Arena Pantanal e aplicou um sonoro 3×0, com destaque para o atacante Deyverson que chegou aos 11 gols no campeonato. O Dourado chegou a 10º colocação e segue firme na busca por uma vaga na copa Sul Americana. O Bahia por sua vez tem quatro derrotas nos últimos cinco jogos e está na 15º colocação.
Líder perde mais uma de virada e vê vantagem desaparecer
O líder Botafogo foi derrotado jogando em “casa” – time recebeu o Grêmio em São Januário -. A equipe sofreu a segunda derrota de virada por 4×3 e perdeu todas as vantagens de pontos para o segundo colocado.
O alvinegro até chegou a ensaiar um 3×1, mas contando com um desfile de Luís Suárez, o Grêmio virou a partida. O uruguaio marcou um hat trick, chegou aos 14 gols e agora passa a figurar entre os jogadores elegíveis a melhor do campeonato. Com a vitória, o Grêmio chegou a 59 pontos e é o vice colocado da competição.
.
Após a partida, o Botafogo passou a planejar a substituição no comando técnico da equipe. A tendência é que Lúcio Flávio seja retirado do cargo na reta final da competição. Entre os nomes cogitados estão o técnico Cuca (que conta com uma forte rejeição da torcida), ou o retorno de Cláudio Caçapa. A mudança deve ocorrer depois da partida decisiva contra o Bragantino.