Faltando 106 dias para o início das competições, Brasil segue conquistando vagas
Texto por Reuel Oliveira
.
Mais três atletas asseguraram suas vagas nas olimpíadas de 2024 em Paris. São eles: Edival Pontes, o Netinho, e Henrique Marques, da modalidade taekwondo, e Laura Amaro, do levantamento de peso.
As classificações dos lutadores Netinho e Henrique Marques vieram após os atletas se classificarem para a final do Torneio Pré-Olímpico das Américas. Netinho luta na categoria 68kg e Henrique Marques na categoria 80kg.
.
Já Laura Amaro conseguiu sua vaga na Copa do Mundo de levantamento de peso, na etapa de em Phuket, na Tailândia. Laura, que já tinha se tornado a primeira brasileira a subir ao pódio do Mundial, em 2021, quebrou o recorde de peso, levantando 253 kg.
Ao todo, o Brasil tem mais de 185 atletas classificados. Segundo o presidente do Comitê Olímpico Brasilerio (COB), Paulo Wanderley, a meta é classificar entre 300 e 330 competidores para as Olimpíadas. O recorde brasileiro aconteceu em 2021, em Tóquio. Na ocasião, o Brasil levou 301 atletas para 35, das 50 modalidades.
Nas olimpíadas de 2021 o Brasil bateu seu recorde de medalhas, foram 21 medalhas conquistadas, sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. Na classificação geral, o país ficou em 12° lugar.