Brasileiro de basquete em cadeira de rodas começa nesta quarta-feira na Capital

O primeiro dia de competição será marcado por quatro disputas

Quatro disputam abrem o calendário de jogos do Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas masculino – Terceira Divisão, nesta quarta-feira (8). As partidas terão como palco o Ginásio Poliesportivo Guanandizão.

A partir das 21h, a Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência (Assiped)/Pantanal Sobre Rodas, fará sua estreia representando MS na competição, o jogo será contra a Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba (AAPD-PB).

A técnica do Pantanal Sobre Rodas, Belquice Falcão, disse estar ansiosa para começar o campeonato sediado pela equipe. “Estamos com a expectativa altíssima. Treinamos bastante, e vamos viver esse sonho de jogar um campeonato de nível nacional em casa”, conta a treinadora.

O grande objetivo da equipe sul-mato-grossense é garantir o acesso a segunda divisão da modalidade, tarefa que não será facil. A conquista da vaga acontece caso a equipe chegue às semifinais do torneio.

“Vamos lutar pela classificação em uma divisão mais alta, para competirmos com equipes mais fortes e melhor preparadas, colocando ainda mais nosso estado em destaque. Uma vez na segunda divisão, teremos que mudar nossas estratégias”, conclui Belquice.

Além de clubes de Mato Grosso do Sul e da Paraíba, mais seis unidades federativas serão representadas no Brasileiro: All Star Rodas Belém (PA), Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba (Gaadin-SP), Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (Adfap-AP), Associação Desportiva dos Deficientes Físicos de São Gonçalo (ADD/SG)/Navebrás/Nova Escola (RJ), Brasília Raptors Basquete (DF) e Leões/Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Smej)/Castro (PR).

Disputa

Na primeira fase as equipes serão divididas em dois grupos com quatro times.

Integram o grupo A: All Star Rodas Belém (PA), ADDSG/Navebrás/Nova Escola (RJ), Gaadin (SP) e Leões/SMEJ/Castro (PR).  

As outras equipes jogam pelo grupo B: ADFAP (AP), Brasília Raptors Basquete (DF), Assiped/Pantanal Sobre Rodas (MS) e AAPD (PB).

Após três dias de disputas entre os grupos, as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para a semifinal. Os terceiros e quartos colocados se enfrentam para decisão e classificação geral do quinto ao oitavo lugar do Brasileiro.

As equipes vencedoras das semifinais disputam a grande final do campeonato, marcada para o dia 12, no Guanandizão.

  • fonte: Correio do Estado