Brasília faz as honras para Fabinho, um filho de roceiros de MS

Iniciativa da Turminha do Bem relata o protagonismo de um humilde conterrâneo com a afirmação da negritude

Com atrações especiais fornecidas por Jaraguari – as danças afro-brasileiras do Grupo Quilombola, de Furnas do Dionísio, e a deliciosa Paella Caipira -, a Turminha do Bem lança amanhã (quinta-feira, 05), em Brasília, o livro “Fabinho, da Roça aos Tribunais”. Trata-se de uma singular contribuição para o acervo das produções literárias de Mato Grosso do Sul sobre os diferentes protagonismos de seu povo.

Escrita por Claudine Bernardes e com ilustrações de Alexsaymour Batista, a obra narra a luta de Fábio Esteves, um menino negro, filho de humildes roceiros de Chapadão do Sul. Ele superou longas distâncias territoriais e barreiras socioeconômicas para fazer seus estudos, até chegar à elite da magistratura brasileira. Formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em Paranaíba, e ingressou na Magistratura em 2007.

ASCENSÃO – Com méritos, Esteves vem escalando posições na carreira. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em Brasília, presidiu a Associação de Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF) e   instrutor no gabinete do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal). Foi um dos vencedores do Prêmio Desafio Lideranças Públicas Negras, promovido para reconhecer as iniciativas de agentes que buscam a redução da desigualdade racial.

Especializado em Direito Público pela Universidade Gama Filho, ele é mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), doutorando em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) e professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Distrito Federal.

 A cerimônia de lançamento será às 18h (Horário de Brasília) na Biblioteca do STF. Depois, às 20h30m, na Associação dos Juízes do DF, haverá a apresentação de dança afro-brasileira pelo Grupo Quilombola, de Furnas do Dionísio, e degustação da paella regional, elaborada com todo o esmero pelas mãos da chef Elô Brizuena. Ministros do STF, parlamentares sul-mato-grossenses e outras personalidades já confirmaram presença.

TURMINHA DO BEM – O livro “Fabinho, da Roça aos Tribunais” rem a chancela da Turminha do Bem, que faz parte do projeto pedagógico “Trilhas da Inclusão”, dirigido às relações étnico-raciais, com a proposta de combate à discriminação e a defesa da valorização da história e das culturas africana e indígena. Criada em 2015 com fins socioeducativos, a iniciativa é de Fernanda Fialho, doutora em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo), acadêmica de Medicina, Fernanda Fialho.

 Uma das atividades da Turminha do Bem é a de fornecer materiais e conteúdos educativos interdisciplinares para a educação infantil e o ensino fundamental I e II, em contos associativos e ferramentas da metodologia ativa. Fernanda é uma das principais especialistas na área, acumulando saberes de farmacêutica-bioquímica, doutora em Tecnologia Farmacêutica e Cosmética pela Universidade de São Paulo, mestre em Fármacos e Medicamentos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: Caminhos dos Ipês