A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (10) e vai até o dia 31 de maio. Em Mato Grosso do Sul, o público-alvo é formado por 795 mil pessoas e a meta é atingir 90% de efetividade.
A imunização será feita nas 68 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF).
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto).
A previsão é de que o Ministério da Saúde disponibilize para Campo Grande 219 mil doses da vacina durante toda a campanha, que serão repassadas de forma programada seguindo cronograma pré-estabelecido em conformidade com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose:
Trabalhadores da saúde, Povos indígenas, Idosos, Professores de escolas públicas e privadas, Pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Números
Em 2018, Mato Grosso do Sul atingiu 92,68% de cobertura vacinal, com 573.562 pessoas vacinadas.
No Brasil foram vacinados 90,87% do público-alvo.
Dia D
O Dia D de mobilização da campanha está previsto para acontecer no dia 4 de maio.
Todas as unidades básicas e de saúde da família estarão mobilizadas para vacinar as pessoas pertencentes ao público-alvo exclusivamente contra a gripe.
Trailer
Do dia 29 de abril ao dia 5 de maio a Sesau irá disponibilizar um trailer que ficará na Praça Ary Coelho para fazer a imunização contra a gripe.
É estritamente necessária a apresentação de documento que comprove que a pessoa é pertencente ao grupo de risco.