Campanha “Novembro Roxo” alerta para a prevenção do nascimento prematuro

O mês de novembro é utilizado para conscientizar e alertar a população a respeito da prematuridade. A campanha “Novembro Roxo” acontece em alusão ao dia 17 de novembro, momento em que comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. 

De acordo com pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente mais de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo correto no mundo e mais de 1 milhão delas morrem dias após o parto. O Brasil, segundo o Ministério da Saúde, ocupa a décima posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo com aproximadamente 302.200 nascimentos de crianças prematuras todos os anos.

Para orientar as famílias e a sociedade, na manhã desta terça-feira (26), o Jornal da Hora, recebeu o médico ginecologista e obstetra, Arnon Vilela, coordenador responsável pela Linha da Mulher da Santa Casa. Em entrevista o obstetra alerta para a importância da realização do pré-natal, entre outros cuidados essenciais para o cuidado do bebê e da gestação. “A maioria desses casos vêm atrelados à falta de pré-natal, que acontecem em famílias com maior vulnerabilidade social. É um pré-natal que não foi feito, uma suplementação que não conseguiu ser feita, ou por indisponibilidade da própria paciente em conseguir ou, em menos número, pela falta na rede de saúde”, relata. 

Confira a entrevista na íntegra: