O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A estimativa é que neste ano surjam mais de 500 mil novos casos da doença, onde 34 mil são somente de câncer de cólon e reto (intestino). No mês de setembro é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de intestino, que tem como objetivo de alertar as pessoas sobre a necessidade da prevenção. O Jornal da Hora desta terça-feira (22) contou com a participação da médica Vanessa Puccinelli Dotti, que contribuiu sobre o tema abordado.
De acordo com a especialista, a campanha “Setembro Verde” tem a finalidade de alertar a população sobre a prevenção e os fatores de risco. “O câncer do intestino grosso é muito prevalente, 80% do câncer de intestino começa através de uma lesão benigna, então hoje nós temos métodos diagnósticos que podemos disponibilizar a população a partir de certa faixa-etária a fim de detectar essas lesões benignas, tratá-las, retirá-las e evitar progressão do câncer”.
A médica explica que a má alimentação, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e o tabagismo são fatores de risco. “Se tem uma alimentação saudável, faz atividade física, não exagera no álcool e evita fumar, esses são fatores preventivos. Com relação aos sinais e sintomas, devemos nos preocupar com sangramento anal, perda de peso de forma inexplicada, anemia de causa inaparente e presença de massas abdominais. São esses alguns sinais que podem estar associados ao câncer de intestino”.
Veja mais informações e assista a entrevista na íntegra: