Durante reunião do Conselho Arbitral foram anunciadas datas, chaveamento da primeira fase e premiação inédita
Em reunião do Conselho Arbitral, realizada nessa quarta-feira (13), na sede da Federação de Futebol de MS, em Campo Grande, foi definido que o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025 terá início em 19 de janeiro e término em 6 de abril. O calendário estadual contraria o divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que estabeleceu às disputas estaduais o período de 12 de janeiro a 26 de março.
A reportagem do ge procurou a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), assim como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas até o momento da publicação desta matéria não obteve retorno.
Novo formato
A 47ª edição do Sul-Mato-Grossense terá um novo formato de disputa. Na primeira fase, os 10 times vão se enfrentar em turno único. Após nove rodadas, os dois primeiros colocados estarão classificados direto para semifinal e os dois últimos serão rebaixados para a série B.
“O Corumbaense está apreensivo de certa forma, mas se preparando para fazer um campeonato estadual ano que vem que seja de bom grado pra gente, pra torcida e pro estado de MS”, afirmou o presidente do time, Luiz Bosco Delgado.
A segunda fase será disputada em dois confrontos de ida e volta: o terceiro colocado encara o sexto enquanto o quarto pega o quinto. Os dois melhores completam a semifinal.
A semifinal também terá jogos de ida e volta, assim como a final. Ao todo, o campeonato terá 55 jogos.
Confira o cronograma de cada fase:
- Primeira fase: 19 de janeiro a 1º de março
- Quartas de final: 5 e 9 de março
- Semifinal: 16 e 23 de março
- Final: 30 de março e 6 de abril
De acordo com o presidente-interino da FFMS, a proposta do novo formato partiu do vice-campeão de 2024, Dourados.
“Serão dez clubes na mesma chave, todo mundo se enfrentando e isso é muito interessante e atrativo para nós e para o torcedor. Fico feliz que essa proposta partiu de um clube filiado, no caso o DAC, e é essa é uma das novidades para o próximo campeonato”, revelou Petrallás.
Premiação inédita
Pela primeira vez, os finalistas terão premiação em dinheiro. O campeão ganhará R$ 45 mil e o vice, R$ 25 mil, além de premiações individuais.
“Vamos continuar desonerando os clubes cada vez mais, assumindo o pagamento dos delegados dos jogos, antes de responsabilidade dos clubes mandantes. Isso para que os clubes possam concentrar seus esforços na qualidade do plantel e na gestão interna”, completou Petrallás.
Assim como nos anos anteriores, o campeão garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, Copa Verde e Copa do Brasil do ano seguinte.
“O nosso grande objetivo é isso, manter um time competitivo para que nos próximos anos a gente possa chegar e alcançar esses objetivos”, comentou o presidente do Naviraiense, Carlos Talão.
Primeira rodada
Durante a reunião arbitral também foi feito o sorteio das primeiras nove rodadas, indicando a ordem de jogos dos times e quais farão cinco jogos como mandantes e quais fazem quatro partidas em casa. Assim, confira a rodada de abertura:
Domingo – 19 de janeiro
- FC Pantanal x Dourados
- Aquidauanense x Ivinhema
- Operário x Águia Negra
- Naviraiense x Corumbaense
- Costa Rica x Coxim