Campo Grande alcançou condições características de ‘clima de deserto’

O recomendado é que a umidade do ar esteja variando entre 50% e 80%.

Oito municípios do estado registraram umidade do ar abaixo de 20%, nesta segunda-feira (26). Cassilândia registrou umidade do ar de 19%; Campo Grande, Água Clara e Chapadão do Sul 15%; Coxim e Costa Rica 14% e Sonora e São Gabriel do Oeste 13%.

Sem volume significativo de chuvas há 41 dias, Campo Grande alcançou condições características de ‘clima de deserto’. Em áreas desérticas, o índice varia de 10% a 15%. Já de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o recomendado é que a umidade do ar esteja variando entre 50% e 80%.

Hoje o céu ficará parcialmente nublado, mas com predomínio de calor em todas as regiões do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) pode ocorrer pancadas de chuva isoladas na região oeste .

Na Capital, a manhã será de céu parcialmente nublado e, à tarde, com névoa seca. A temperatura máxima será de 33°C e a umidade do ar pode chegar aos 20%.

Na região sul, a previsão é a mesma de manhã será de céu nublado. E tarde com névoa seca. A máxima poderá chegar aos 35°C. Em Corumbá, Ladário, Miranda e Aquidauana, o dia será de céu nublado e poderão ocorrer pancadas de chuva isoladas no período da manhã e tarde. A máxima também será de 35°C.

No leste do Estado, a terça-feira será de céu parcialmente nublado durante todo o dia. A temperatura máxima poderá chegar aos 37°C. A umidade do ar ficará entre 20 a 50%.

Segundo o Inmet, no decorrer da semana as máximas poderão chegar aos 35°C em Campo Grande, 37°C em Três Lagoas, e 38°C nas cidades das regiões norte e oeste.

De quarta a sexta-feira, a recomendação é evitar exercícios físicos ao ar livre no período da tarde.

Queimada

Ao mesmo tempo em que se agravam as condições de baixa umidade do ar, aumentam as queimadas em Campo Grande. Somente na tarde de ontem, pelo menos quatro incêndios em vegetação de média e grande extensão mobilizaram o Corpo de Bombeiros.

E sobre a chuva na capital a última com volume expressivo registrada foi em 16 de julho, quando o acumulado foi de 10 milímetros. Até o dia 7 de setembro, a probabilidade de chover em Campo Grande é de 5% e as condições do tempo variam de parcialmente nublado a predomínio de sol.