O Giro Notícias da sexta-feira (13), recebeu a psicóloga Cláudia Malfatti e a Gerente Técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Sueli Nogueira, para encerrar a semana de Prevenção ao Suicídio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás.
Sueli Nogueira ressaltou a importância de falar sobre suicídio e formas de prevenção. “Suicídio é caso de saúde pública, nós precisamos falar das causas para que as pessoas possam procurar ajuda. Devemos falar sobre esse tema, pois é um problema real que atinge milhares de pessoas em Campo Grande, Brasil e no mundo”.
Suicídios são evitáveis. Há uma série de medidas que podem ser tomadas junto à população, em níveis individuais para prevenir o suicídio e suas tentativas.
A psicóloga Cláudia Malfatti relata que recebe em seu consultório diversos pacientes com ideação suicida. “É fundamental a pessoa procurar ajuda de profissionais da área da saúde, seja psicólogos ou psiquiatras, os dados demonstram que 90% dos casos poderiam ser evitados. Precisamos estar atentos!”
Assista a entrevista na íntegra: