Foto: Reuel Oliveira
Em setembro, Campo Grande registrou um novo aumento no endividamento das famílias, com uma alta de 1,4% em relação a agosto, conforme os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
O cenário mostra um crescimento contínuo, já que em comparação com o mesmo período do ano passado, o índice de famílias endividadas saltou de 58,0% para 66,9% em 2024.
O grande vilão das finanças das famílias campo-grandenses é o cartão de crédito, responsável por mais de 70% das dívidas. Além disso, carnês de lojas, financiamentos de casas, crédito pessoal e prestações de veículos também contribuem para o endividamento.
Quando se trata de inadimplência, ou seja, a incapacidade de pagar as contas, 45,1% das famílias endividadas já têm contas em atraso.O número é ainda maior entre as famílias de renda mais baixa, nas quais mais da metade (56,4%) pode chegar a comprometer até 50% da renda mensal para quitar as pendências.
O aumento da inadimplência reflete a falta de educação financeira, onde o parcelamento das compras e o uso do cartão de crédito contribuem para o crescimento da inadimplência e endividamento.
A pesquisa entrevistou 17.800 pessoas
Confira a pesquisa: