Campo Grande será sede da 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Campo Grande será a Capital Brasileira da Ciência e Tecnologia, transformando-se em sede da 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece entre os dias 21 e 27 de julho. O evento foi lançado oficialmente na manhã desta quarta-feira (13) na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Paralelamente, a universidade deve sediar a edição de 2019 do Ciberjor, evento anual da UFMS que discute os avanços tecnológicos no Jornalismo.

A realização da Reunião tem a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande, além de instituições públicas e privadas de ensino e organizações como a Fundação Oswaldo Cruz, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Sebrae-MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado).

Representando o governador Reinaldo Azambuja no evento de lançamento, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, considerou a vinda do evento para a Capital “um marco para Mato Grosso do Sul. A SPBC reúne toda a comunidade científica ao seu redor e lidera um processo de desenvolvimento de políticas de Ciência e Tecnologia.

Riedel avaliou que Mato Grosso do Sul está bem estruturado, tanto no campo público como privado, no setor de pesquisa e inovação, o qual deve ser impulsionado com a Reunião e deixará claro que os setores devem ser prioridade para os administradores públicos.


Da esquerda para a direita: Bosco Martins, Eduardo Riedel e Márcio de Araújo, diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul). (Foto: Reprodução)

Diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e convidado a participar do evento, Bosco Martins ressaltou as parcerias com a UFMS que visam a dar visibilidade e ajudar a desenvolver ações da instituição de ensino.

“É com muita alegria que vemos a UFMS vencer outras três grandes universidades e conseguir realizar este evento, e com honra recebemos esta reunião no Estado. O governador Reinaldo Azambuja e o secretário Riedel sabem da importância de se investir em Ciência e Tecnologia e da importância de se ter este evento aqui. Prova disso é que a própria Fertel investe pesado em tecnologia e, depois de iniciar a migração do sinal digital da TVE Cultura, vai digilizar o sinal da Educativa 104.7 FM nos 25 anos da emissora”, exemplificou.

Em julho, durante a 71ª Reunião da SBPC, também deve ser realizado o Ciberjor da UFMS, do qual Bosco deve participar para destacar a importância do ciberjornalismo. “Essas reuniões são marcos históricos e põem Mato Grosso do Sul como protagonista”.

*Com informações do Portal da Educativa