Campo Grande tem aumento de quase 30% dos casos de incidentes com escorpião em 2022, em comparação com 2021

A estação do verão, com o clima mais quente e chuvoso, é propício para o aparecimento de escorpiões. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cerca de 1.165 incidentes com escorpião foram registrados no ano passado. Em comparação com 2021, em que foram registrados 900 casos, o aumento é de 29,4% em um ano. 

A médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ana Paula Nogueira, passou recomendações para evitar acidentes com os animais peçonhentos. “Sempre recomendado manter pias e ralos vedados, consertar rachaduras em paredes, muros, manter a cama e sofás afastados da parede, sempre bater os sapatos, a roupa antes de vestir e utilizar bota e luva se for mexer em entulhos”. 

Em caso de acidente, a vítima deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível, especialmente se for criança. Quanto mais rápido o tratamento, menor o risco de ser grave. Além disso, é recomendado ligar para o Corpo de Bombeiros, no número 193, em busca de orientação ou resgate.

  • Texto: da redação