Céu nublado predomina nesta manhã na capital sul-mato-grossense
A previsão para esta terça-feira é de mais chuva em municípios das regiões centro-sul e leste do Estado. A temperatura máxima pode chegar hoje aos 36ºC em Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, o dia amanheceu com céu nublado e marcando 20ºC de temperatura, com ventos de 14 km por hora e umidade relativa do ar em 83%. A máxima não passa dos 31ºC.
De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o volume de chuva na noite de segunda-feira e madrugada desta terça foi de 56,8 milímetros, registro no Jardim Panamá. No bairro Santa Luzia choveu 48,8 milímetros e na região do bairro Universitário foram 38 milímetros. A previsão é de mais chuva para hoje.
A chuva chegou na Capital acompanhada de fortes rajadas de ventos de 65 km por hora. Foram registradas quedas de 1,6 mil raios durante a tempestade.
Algumas das máximas previstas para esta terça-feira são de 36ºC em Corumbá e Coxim, 34ºC em Miranda, 33ºC em Três Lagoas, 30ºC em Dourados, 31ºC em Chapadão do Sul e 30ºC em Nova Andradina.
Também houve chuva significativa em São Gabriel do Oeste, com 48,4 mm, Maracaju (26,6 mm), Dois Irmãos do Buriti (24,6 mm), Rochedo (23,4 mm), Três Lagoas (22,2 mm), Aquidauana (21,4 mm), Dourados (19,2 mm), Bataguassu (13,6 mm), Ivinhema (9,2 mm) e Mundo Novo (6,8 mm).
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu na segunda-feira alerta de tempestade em todo Mato Grosso do Sul. O aviso é para chuva de até 100 milímetros, com queda de granizo e rajadas de vento de até 100 km por hora. O aviso é válido até o fim desta manhã.
Mudança de estação – A primavera começa oficialmente na quinta-feira. Prognóstico da meteorologia aponta para as altas temperaturas e pancadas de chuva devem predominar na nova estação.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, o início das chuvas mais regulares começa na segunda quinzena de outubro. Os termômetros devem passar dos 40ºC. Será registrado chuva em todo o centro-Sul, sudoeste e sudeste, enquanto demais regiões devem ficar abaixo da média.
Em novembro há chances de enchentes. As chuvas podem ficar acima das médias nas regiões central, sul e sudoeste.
- fonte: Campo Grande News