Conheça Campo grandenses que fizeram história em MS

Por: Vivian Krajewski

No próximo domingo dia 26 de agosto, Campo Grande celebra 119 anos, a Cidade fundada pelo mineiro de Monte Alegre, José Antônio Pereira é conhecida hoje como a Capital dos Ipês. Quem conhece Campo Grande fica encantado com suas belezas naturais e o povo receptivo. A alegria do campo grandense é nítida em cada olhar, em cada gesto. Não há dúvidas que é uma cidade boa de viver, e já foi até considerada uma das Capitais em melhor qualidade de vida do País.

Com uma população em torno de 874.210 segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Cidade Morena foi desbravada pelo Mineiro José Antônio Pereira que viajou com uma comitiva de quase 70 pessoas em busca de terras férteis. Seu bisneto, o Historiador e Turismólogo Edson Alkontar disse à Rádio Hora que é um grande orgulho pertencer à esta Cidade. É importante que uma cidade acolha com amor aqueles que nela chegam para trabahar e para somar como aconteceu com estrangeiros e brasileiros de tantos rincões desde 1872 que chegaram e ajudaram a construir esta grande cidade.”

Foto: Arquivo Pessoal (1967)

Roberto Higa aos 67 anos relembra fatos históricos ao longo de meio século de profissão. Foto: Vivian Krajewski/Rádio Hora

Na década de cinquenta nascia em Campo Grande alguém que iria registrar os momentos mais importantes da história em seus diversos ângulos. Roberto Higa, Fotógrafo super respeitado é hoje uma referência para Imprensa sul mato grossense e para o Brasil. Ele conta emocionado sobre a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) e a vinda de sua família com a chegada das primeiras imigrações:

“Meu avô veio fazer esses trilhos da noroeste de bauru à Campo Grande, eu sou descendente de imigrante, são pessoas que vieram do Japão para cá, para trabalhar.”

Roberto Higa possui o maior acervo fotográfico de Mato Grosso do Sul, sua casa é um museu, um verdadeiro cenário digno de várias lembranças e boas recordações, ele registrou os acontecimentos históricos, políticos, culturais e esportivos.

“Eu vi o Pelé jogar aqui, eu vi aqui craques de renomes internacionais, eu me sinto orgulhoso de ter participado de tudo isso.” Conta emocionado.

 

Roberto Higa é casado há 42 anos com Sandra Helena Albuquerque Higa. Foto: Vivian Krajewski/Rádio Hora

Entre as personalidades da nossa terra está a querida “Dama do Rasqueado”, Delinha, natural de Vista Alegre distrito de Maracajú que fica aproximadamente 253 km da Capital. Ela é considerada uma Cidadã Campo grandense e fez história por aqui.

“Começamos a cantar em 1957 na Rádio Difusora com programa de auditório depois trabalhamos na Rádio Cultura e Sabino Preza, Ramão Achucarro e Juca Ganso colaboraram muito”.

Delinha também diz que campo grande é uma terra abençoada por Deus.

Délio e Delinha na Praça Ary Coelho em 1957. Foto: Arquivo Pessoal

 

Muitas histórias marcaram a linda Cidade Morena, parabéns Campo Grande pelos seus 119 anos.

Ouça a Reportagem especial: