Câncer de intestino afeta a população e especialista ressalta a importância da prevenção

Segundo o especialista as pessoa acima de 45 anos devem fazer a colonoscopia, independentemente de ter sintomas ou casos de câncer de intestino na família. 
Foto: Alex Nantes

O Giro Notícias desta terça-feira (01) recebeu o médico, Carlos Marcelo Dotti,  especialista do aparelho digestivo. A pauta entrevista foi a prevenção do câncer de intestino.  

Dotti alertou sobre a importância da prevenção do câncer de intestino e a divulgação da informação. “O câncer de intestino existe e as pessoas esquecem ou não sabem que a prevenção é necessária, a sociedade acha que só existe prevenção para o câncer de mama, útero e próstata, mas não, depois desses cânceres o mais frequente é o de intestino  e a prevenção existe tanto para homens, quanto mulheres e deve ser realizada através de consultas e exames”. 

Carlos Dotti também fez um alerta sobre a importância de realizar o exame de colonoscopia. “A colonoscopia é o exame de prevenção que deve ser feito por todas as pessoas a partir dos 45 anos, homens e mulheres. No mês do outubro rosa é importante as pessoas não pensarem apenas na mama, mas também no intestino da mulher e do homem também”. 

O importante segundo o especialista para uma boa saúde digestiva, é o exercício físico, aliado a uma alimentação rica em fibras, e sempre quando sentir alguma mudança no funcionamento no intestino, como sangramentos, irritações, incômodos, procurar um médico especialista. Casos de câncer colorretal tem chances de até 100% de cura, quando identificados em situações como essa. 

Assista a entrevista na íntegra: