Grávidas e puérperas também poderão receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19
Nesta terça-feira (25), Campo Grande retoma a aplicação da segunda dose da CoronaVac, para quem recebeu a primeira dose entre os dias 6 a 10 de abril.
A imunização é possível porque a Capital recebeu 4.090 doses do imunizante, remanejado do público indígena de Mato Grosso do Sul, encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), mais de 17 mil pessoas ainda aguardam a segunda dose, que paralisou a aplicação do imunizante após o estoque acabar.
Além disso, também podem completar a imunização quem se vacinou com a Astrazeneca até o dia 25 de março. Conforme a Sesau, a imunização destes públicos irá ocorrer nos drives, polos e unidades de saúde.
Já as gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto, com 18 anos ou mais, continuam sendo vacinadas com a primeira dose. Elas devem ter autorização médica para aplicação e procurar a dose no Centro de Vacinação Seleta, das 7h30 às 16h45.
A Sesau destaca que apenas a pessoa que tem direito a imunização, conforme o calendário, deve comparecer ao local, para evitar aglomerações. Caso seja preciso acompanhante, escolha apenas um da família para ser o responsável.
Últimas notícias
Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu 362.488 doses de CoronaVac para a D1 e 362.572 para a D2, desde o início da campanha de vacinação no Estado.
As vacinas contra Covid-19 aplicadas atualmente no Estado são Pfizer-BioNTech, AstraZeneca-Oxford-Fiocruz e Coronavac-Sinovac-Butantan.
Na Capital, 381.049 doses já foram aplicadas, sendo 264.221 da primeira e 117.092 da segunda. Com isso, 29,17% da população campo-grandense está vacinada, conforme os dados do vacinômetrodisponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
LOCAIS
O atendimento para grávidas e puérperas acontece no Centro de Vacinação Seleta, localizado na Rua Dolor Ferreira, 270 de 7h30 às 16h45. A recomendação é para que as gestantes tenham autorização médica para que possam se vacinar.
Pontos de vacinação da 2ª dose
Drive-thru Ayrton Senna: 7h30 às 17h
Drive-thru Albano Franco: 7h30 às 17h
Drive-thru Cassems: 7h30 às 17h – (Novo endereço: Rua Antonio Maria Coelho, 6.065)
Guanandizão: 7h30 às 17h
IMPCG: 13h30 às 19h30
Unidades de saúde: 13h às 16h45
- REGIAO DO LAGOA
USF Coophavila
UBS Buriti
- REGIÃO DO SEGREDO
UBS Coronel Antonino
- REGIÃO DO PROSA
USF Nova Bahia
USF Noroeste
- REGIÃO DO BANDEIRA
UBS Universitário
USF Moreninha
- REGIÃO DO ANHANDUIZINHO
UBS Jockey Club
USF Los Angeles
- REGIÃO DO IMBIRUSSU
UBS Silvia Regina
UBS Lar do Trabalhador
CADASTRO
A Sesau reforça que o cadastro prévio facilita e agiliza o processo de vacinação e deve ser realizado pelo sistema de identificação, no site vacina.campogrande.ms.gov.br.
É necessário preencher um questionário com dados pessoais e um documento oficial com foto para ambos.
No caso de profissionais de saúde, anexar um comprovante de vínculo que pode ser a imagem da carteirinha do conselho de classe ou holerite.
Importante ressaltar que o cadastro não é um agendamento, somente auxílio o processo de vacinação para evitar aglomerações.
Passo a passo
1- Acesse o site vacina.campogrande.ms.gov.br e clique em “+identificar”;
2-Selecione o campo em que se enquadra e clique em “Continuar”, repita até ter terminado de informar todos os dados;
3- Antes de finalizar a identificação, será necessário enviar documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informará através desse sistema a data e o local de vacinação de quem se identificou. A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios.
Tira dúvidas
A Sesau disponibilizou canal para tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.
- fonte: Correio do Estado