Atendimentos acontecerão das 8h às 16h, e serão 50 exames de mamografia e 50 de papanicolau por dia
Com 50 exames diários de preventivo e mamografia, a Carreta do Amor ficará estacionada no terminal rodoviário de Campo Grande nos dias 22 e 23. O atendimento acontecerá das 8h às 16h. É necessário que a mulher leve seus documentos pessoais e esteja dentro da faixa etária adequada para os exames.
Para a mamografia, é preciso ter entre 40 e 69 anos e estar sem realizar o exame há mais de um ano. A coleta do papanicolau, também conhecido como preventivo, poderá ser feita em mulheres de 25 a 64 anos, que não estejam no período menstrual.
É preciso levar documentos pessoais, como RG, CPF, Cartão do Sus e comprovante de residência. Os exames são enviados por Correios em aproximadamente 40 dias, e caso o exame apresente alguma alteração a paciente é orientada a comparecer à unidade do Hospital do Amor.
A enfermeira do Hospital do Amor, Graziela Barbosa, ressalta a importância dos exames preventivos para a o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A detecção das doenças em estágios iniciais pode elevar as chances de cura em até 95%. Segundo ela, são diagnosticados cerca de 250 casos de câncer de mama por ano no hospital, e 200 casos de câncer de colo de útero.
Serviço – Em Campo Grande, é possível realizar os exames de forma gratuita no Hospital do Amor, agendando pelo whatsapp (67) 3304-6600 ou tentando um encaixe em uma das unidades mais próximas.
No Centro, até o final do mês de outubro o Hospital de Câncer Alfredo Abrão distribui 60 senhas para mamografia. As senhas são distribuídas às 6h, e é preciso levar RG, CPF e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
- fonte: Campo Grande News