CHUTE INICIAL CORINTHIANS FUNLEC PÕE CAMPO GRANDE NO CENÁRIO DO FUTEBOL DE BASE

Quando a Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura) e o Sport Club Corinthians Paulista estrearam em Campo Grande a parceria da escolinha Chute Inicial Corinthians, em outubro de 2019, a única dúvida era se haveria interesse dos campo-grandenses (pais e filhos) pelo futebol, há várias décadas relegado ao ostracismo por conta de gestões amadoras e inoperantes da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e seus clubes filiados.

Passados quase dois anos do evento de lançamento, que teve as presenças dos ex-jogadores Wladimir e Biro-Biro, dois eternos ídolos corintianos, a unidade Chute Inicial Corinthians Funlec, além de ter recolocado Campo Grande no cenário do futebol de base dos grandes clubes, marca posição como referência de estrutura e organização em Mato Grosso do Sul. Isso, mesmo com sete meses de paralização em 2020 e outros três meses em 2021, por conta das regras governamentais de biossegurança para tentar conter a pandemia de Covid-19.

“A estrutura do Chute Inicial em Campo Grande é fora de série, não tem igual em Mato Grosso do Sul. Campos bem cuidados, vestiários, piscinas, tudo maravilhoso. Já trabalho há alguns anos com escolinha de futebol, desde que parei de jogar profissionalmente, em 2001, ou seja, há mais de 20 anos, fico mais em Rochedo (município a 75 km da Capital), mas sempre estamos indo jogar fora, e nunca tinha visto nada igual em matéria de escolinha de futebol em nosso estado, tudo muito bem organizado”, declarou o ex-goleiro do Operário, Leopoldo de Oliveira, treinador de base do Rochedo Futebol Clube, que no último sábado, 14, jogou no CT do Chute Inicial com as categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

Time Sub-17 que foi para campo diante do Rochedo Futebol Clube no sábado, dia 14 (Foto: Chute Inicial Corinthians Funlec)

Atualmente o Chute Inicial Corinthians reúne mais de 100 alunos, meninos e meninas, em sete categorias (Sub-5, Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17), em seu Centro de Treinamento no Cedesc-Funlec, localizado à Rua Água Azul, 1097, no Jardim Veraneio, região norte de Campo Grande.

“A nossa estrutura conta com três campos de grama, dois de 54,24 metros de extensão por 31,5 de largura, e um de 90 metros de extensão por 57 de largura”, disse o coordenador da unidade campo-grandense, o jornalista Paulo Nonato de Souza, com toda uma vida profissional dedicada ao jornalismo esportivo em Mato Grosso do Sul e São Paulo, incluindo coberturas de três Copas do Mundo, duas Copas América e uma Olimpíada, que hoje está se reinventando como gestor de futebol.

Coordenador Paulo Nonato de Souza, de mochila, com os treinadores Altimar, Paulo Brito e Cleidir Mota (Foto: Chute Inicial Corinthians Funlec)

Tudo conectado ao Corinthians – Maior rede de escolas de futebol licenciadas do Brasil (antes da pandemia eram 110 em todo o país), a unidade Chute Inicial Corinthians Funlec é a única escolinha oficial de um grande clube brasileiro em Campo Grande. Tudo é desenvolvido via Corinthians, desde a metodologia de trabalho seguida pelos seus treinadores, os ex-jogadores Altimar Araújo, Cleidir Mota e Paulo Eduardo Brito, uniformes de treinos e até o boleto da mensalidade dos alunos.

As unidades estão alinhadas nos métodos de treinos e no processo pedagógico com foco na socialização e formação dos valores dos alunos. “A metodologia do projeto Chute Inicial tem em primeiro plano a preocupação com a formação do caráter do aluno, como cidadão digno e respeitado, e isso tem tudo a ver com a filosofia da Funlec”, afirmou Luiz Roberto Pires, presidente da Fundação Lowtons de Educação e Cultura, instituição de ensino fundada em 1981.

“Além da oportunidade de revelar talentos para o futebol, o Chute Inicial também pode contribuir na formação integral de crianças e adolescentes por meio dos valores que o esporte proporciona. Estamos certos de que a nossa unidade em Campo Grande transmite com excelência tais valores aos alunos”, avaliou o gerente geral da rede Chute Inicial Corinthians, Marcelo Claro, ao destacar o alinhamento da metodologia do projeto corintiano e a filosofia de atuação da Funlec.

Professor Cleidir Mota com a galerinha Sub-7 (Foto: Chute Inicial Corinthians Funlec)

O caminho das avaliações – Todos os alunos do Chute Inicial passam por avaliações em suas respectivas categorias. Primeiro por seus treinadores em suas unidades e posteriormente por avaliadores do futebol de base do Corinthians, em São Paulo.

Os alunos avaliados e aprovados entram na seleção Chute Inicial, que envolve todas as unidades, e a evolução pode resultar na promoção para a base do Corinthians, última etapa antes de chegar ao time profissional. O projeto já revelou craques como o meia-atacante Dentinho, atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o atacante Lucas, que brilhou no São Paulo e agora defende o Tottenham, da Inglaterra.

Pelo sistema de licenciamento do Corinthians, as unidades estão diretamente ligadas ao clube. O Chute Inicial oferece uma série de atividades chamadas “Ações de Aproximação”, como a Visita a Arena em Dia de Jogo, Visita ao Museu Corinthians, Visita ao CT Joaquim Grava, onde o aluno tem a chance de acompanhar o treino dos jogadores profissionais e até conversar, pegar autógrafo e tirar fotos com os ídolos, participação em torneios e a avaliação no Parque São Jorge.

De colete laranja, o time Sub-13 virou para cima do Rochedo Futebol Clube e venceu por 6 a 3 no último sábado, 14 (Foto: Chute Inicial Corinthians Funlec)

Todas essas ações estão suspensas desde 2020 devido a pandemia. “Mas com certeza em breve estaremos todos juntos novamente”, escreveu o Coordenador Técnico do Chute Inicial Corinthians, Igor Savala, em mensagem enviada para todas as unidades espalhadas pelo Brasil, via grupo do WhatsApp, nesta terça-feira, 17.

Se ficou interessado em fazer parte do Chute Inicial Corinthians Funlec, busque informações sobre matrículas no WhatsApp (55 67 99932 2121). A unidade é ativa no Instagram (@chuteinicial.corinthiansfunlec) e no Facebook (Chute Inicial Corinthians Funlec)

Paulo Nonato de Souza em reunião no Parque São Jorge, em São Paulo, com Ricardo Torrado e Marcelo Claro, ambos da direção do Chute Inicial Corinthians (Foto: Chute Inicial Corinthians Funlec)
  • Fonte: Agito Esportivo