Clássicos, brigas e decisão: As semifinais da Copa do Brasil

Por: Reuel Oliveira

Nesta quarta-feira (16) os times remanescentes da Copa do Brasil 2023 retornam a campo para definir os classificados para a final da competição, e a expectativa é de jogos movimentados e tensos, no Morumbi e no Maracanã.

São Paulo x Corinthians

No primeiro jogo do dia, o São Paulo recebe o Corinthians no Morumbi para a decisão. O tricolor paulista perdeu a partida de ida em Itaquera por 2×1, em uma partida abaixo do que pode, e com Renato Augusto tendo uma atuação mágica e decidindo o jogo. O time retorna a campo mais forte, já que conta com os atletas Lucas Moura e James Rodríguez a disposição de Dorival Júnior. A tendência é que o time procure dominar as ações de jogo para tentar a classificação. Na última partida, o trikas empatou com o Flamengo em pleno Maracanã, jogando com os reservas, mas mesmo assim foi superior ao time carioca. O time não conta com Caio Paulista e Luciano.

Já o Timão entra em campo com a vantagem da vitória em casa, e respaldado com os retornos de Gabriel Moscardo e Matias Rojas. O time do técnico Luxemburgo venceu bem o Coritiba por 3×1 e chega embalado para o confronto. Outro fator positivo da equipe é a constância. Se na partida de ida o Corinthians não havia emplacado uma grande sequência de bons resultados, agora é diferente, já que são 11 jogos sem perder. O time alvinegro deve entrar em campo com uma postura mais defensiva e paciente, e ir buscando atacar com mais eficiência.

Provável Escalação:

São Paulo:  Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Gabriel Neves, Alisson e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Lucas e Calleri.

Corinthians: Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Fausto Vera), Maycon e Rojas; Renato Augusto, Adson e Yuri Alberto.

Flamengo x Grêmio

O Flamengo entra em campo com um de seus piores momentos do ano dentro de campo. O time carioca vem jogando mal e ainda sente o sabor amargo da eliminação para Olímpia na Copa Libertadores da América, e o clima fora de campo ainda é pior. O time vem de duas brigas internas em menos de um mês. Primeiro o ex-preparador físico agrediu Pedro, e nesta semana os atletas Gerson e Varela trocaram agressões, com o Uruguaio inclusive tendo seu nariz fraturado. Tudo isso gera um ar de dúvida para o time, que não tem feito valer o valor de seus jogadores.

Apesar de tudo isso, o time tem a vantagem de 2×0 sobre o Grêmio, e conta com o apoio de sua torcida para conseguir se classificar.

Já o Grêmio entrou em campo após uma vitória de virada sobre o Fluminense em casa, que encantou a torcida. O time é o terceiro colocado do Brasileirão e apesar da derrota para o Flamengo no primeiro jogo ainda segue vivo na disputa, afinal, não é o imortal atoa. O time deve entrar em campo buscando abrir o placar logo no início, e para isso uma marcação na saída de bola adversária deve ser utilizada, assim como no primeiro jogo. O time não conta com o zagueiro Kannemann que foi expulso na última partida.

Provável escalação

Flamengo: Matheus Cunha, Varela (Mateuzinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira, Filipe Luís; Thiago Maia (Allan), Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro (Fábio), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Pepê), Bitello, Cristaldo; João Pedro Suárez