Campo Grande e Corumbá são as cidades do Estado com maior número de casos de doenças respiratórias

.
O município de Corumbá, distante 425 km de Campo Grande, realiza um plantão de vacinação até o domingo (4), na tentativa de conter o aumento dos casos de síndrome respiratória. Dados da secretaria estadual de saúde mostram 154 casos e seis mortes confirmadas neste ano na cidade.
Corumbá é a segunda cidade do Estado com maior número de casos de doenças respiratórias, perdendo apenas para Campo Grande. De acordo com a prefeitura, há superlotação de postos de saúde, unidades de urgência e emergência, além de leitos pediátricos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Devido ao cenário, a prefeitura anunciou uma série de medidas para conter a disseminação de vírus respiratórios, entre elas, suspensão de eventos com potencial de aglomeração e as aulas nas redes pública e privada entre os dias 29 de abril e 4 de maio, prazo que pode ser prorrogado conforme a evolução do cenário epidemiológico.
Além disso, a recomendação para a população é o isolamento imediato de casos positivos e sintomáticos por sete dias, e o uso obrigatório de máscaras por pessoas com sintomas respiratórios ou em locais com grande circulação de público. A secretaria também orienta a intensificação da higiene das mãos com água, sabão e álcool em gel, além da desinfecção frequente de ambientes.
Vacinação em Corumbá
A prefeitura de Corumbá realiza um plantão de vacinação até o dia 4 de maio, com doses disponíveis contra a Covid-19 e a Influenza.
No caso da Influenza, a vacina está liberada apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação é realizada no Poliesportivo de Corumbá, localizado na rua Porto Carrero, n° 1000, das 8h às 12 horas.
A meta da Saúde de Corumbá é vacinar pouco mais de 42,6 mil pessoas dos grupos prioritários durante a campanha contra a gripe, que no município começou no dia 27 de março.
Imunização em Campo Grande
A vacina contra a gripe está liberada para toda a população e é possível se imunizar nesta sexta-feira (2), ponto facultativo para servidores de Campo Grande. Com as unidades de saúde fechadas, haverá ações em supermercados da Capital.
De acordo com a Sesau (Secretaria municipal de Saúde), serão dois pontos de vacinação, um no Comper Tamandaré e no Fort Parati. Em ambos os supermercados as equipes aplicarão a vacina das 9h às 15h. O Comper está localizado na Avenida Tamandaré, 635, e o Fort na Rua da Divisão, 1.208.
Conforme a Sesau, a vacina estará disponível para toda a população a partir dos seis meses. Para se vacinar, basta apresentar um documento pessoal com foto.
Avanço das doenças respiratórias
Em menos de quatro meses do ano, 1.940 moradores de Mato Grosso do Sul foram hospitalizados por doenças respiratórias. A média é de 18 internações por dia, causadas por algum tipo de SRAG (Síndrome Respiratória Ajuda Grave).
No Estado onde faltam leitos hospitalares para internação, cada número representa um caso grave. E de todos esses casos, 135 pessoas morreram em decorrência das doenças, segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Campo Grande é a cidade do Estado com maior número de casos e óbitos, 884 e 59, respectivamente, seguido de Corumbá, Ponta Porã e Dourados. Na outra ponta, sete municípios do Estado apresentam apenas um caso da síndrome respiratória.
.
Fonte: Midiamax