Com 85 anos professor continua lecionando aulas de matemática

O Giro Notícias desta quinta-feira (19) recebeu professor Mário Amaral. A pauta da entrevista foi os índices da educação do Brasil

Mario Amaral Rodrigues é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1967), fez mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Foi professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atualmente está aposentado. Foi treinador do primeiro time de futebol profissional de Campo Grande, trabalhou em organização de desportos e orientou trabalhos de conclusão de curso. Sempre foi ligado em questões políticas, durante anos escreveu artigos de opinião para os veículos de comunicação da Capital. 

Mario Amaral deu aula na UFMS durante 24 anos, mas possui 42 anos de magistério. Ele pontua que uma alternativa para a melhora do ensino no Brasil, são as escola “cívico-militar. “O colégio que estudei durante o fundamental era militar e tenho certeza que só trouxe contribuições para a minha vida. As pessoas pensam que as escolas cívico-militar vai transformar todos em militares, não é bem assim. É necessário se informar melhor à respeito”. 

Em breve Mato Grosso do Sul terá duas escolas públicas militares, a partir de 2020, em Campo Grande. Este modelo de escola “cívico-militar” se trata de uma iniciativa do governo federal, oficializada em setembro deste ano. Um dos objetivos é ampliar o vínculo entre gestores, militares, estudantes, pais e responsáveis.

Mario Amaral também criticou a educação no Brasil e citou o baixo desempenho do país no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), que apontou um ligeiro aumento da nota média, mas os estudantes brasileiros seguem entre os últimos 10 colocados na prova de matemática.”Infelizmente o professor universitário está em uma situação de enxugar gelo, pois os alunos chegam sem saber ler, não conseguem interpretar texto na universidade. Isso é triste!”. 

Atualmente, professor Mario Amaral ainda trabalha com educação, ele oferece aulas de reforço escolar de matemática. Ele relata que neste ano tem um ano especial, seu neto. O que é o motivo de alegria para o mesmo.