Com tipos O- e O+ em situação crítica no estoque, a Rede Hemosul convoca os campo-grandenses para doação de sangue neste fim de ano. As doações podem ser feitas no Hemocentro coordenador, na Santa Casa e no Hospital Regional. Vale destacar que o Hemosul de Campo Grande também distribui sangue para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
A gerente de captação de doadores do Hemosul, Suelen Brito, destacou em entrevista ao Jornal da Hora desta terça-feira (26) que o tempo de doação gira em torno de 40 minutos. Conforme a ela, existem alguns requisitos para ser um doador, como ter pelo menos 51 quilos e menos de 60 anos na primeira doação.
“Para a pessoa que nunca doou sangue, na primeira doação, ela tem que ter no máximo 60 anos, e se ela já é uma doadora pode doar até os 79 anos. Tem que ter no mínimo 51 quilos, portar um Documento oficial com foto, estar bem de saúde, bem alimentado e bem hidratado”, ressaltou a gerente.
Suelen Brito também ressalta a importância de ser um doador. Para ela, a solidariedade da doação, além de salvar vidas, também transmite o amor. “É um ato de amor. Quando você vai até o Hemosul doar sangue, você não está dando sua solidariedade, você está doando o amor. Então todas as vezes você doa um pouquinho de amor”.
As doações podem ser feitas no Hemocentro Coordenador, na Av. Fernando Correa da Costa 1304; na Santa Casa, na R. Eduardo Santos Pereira, 88; e no Hospital Regional na Av. Eng. Lutero Lopes, 36. Os atendimentos funcionam das 7h às 17h. Para mais informações acesse o site https://www.hemosul.ms.gov.br/, ou entre em contato através do (67) 98163-1547.
Assista a entrevista na íntegra
Foto: Evelyn Mendonça
Texto por Reuel Oliveira