Nesta quinta-feira (17) a Câmara dos Vereadores de Campo Grande aprovou o Projeto de Lei 10.821/23. A Lei é uma iniciativa dos Vereadores Dr. Victor Rocha (PP) e Betinho (Republicanos), e tem como objetivo conceder às doadoras de leite materno, isenção do pagamento da taxa de inscrição para concursos municipais da capital.
A Lei que foi outorgada no Mês Nacional do Aleitamento Materno, e após a Semana Mundial da Amamentação, busca através de apoio e valorização incentivar mulheres do estado a realizarem doações de leite, que são destinadas para casos de bebês prematuros, abaixo do peso ou que não podem ser amamentados pelas próprias mães.
O vereador Dr. Victor Rocha, falou em entrevista à Rádio Hora sobre a importância do leite materno para os bebês e sobre as doações: “O aleitamento materno é muito importante porque possibilita a mãe passar anticorpos para o bebê, e proteger contra várias doenças. Então, o projeto visa incentivar outras mulheres a fazerem a doação do leite materno, e até daquele excesso”
Para bebês que são internados em UTIs, o leite materno doado pode ser fundamental na recuperação e no segmento de uma vida com saúde. Toda mulher pode ser uma doadora, desde que esteja saudável. Em Campo Grande, as doações podem ser feitas nas seguintes localidades: Hospital Regional, Santa Casa, Maternidade Cândido Mariano e Hospital Universitário.
Por Reuel Oliveira