O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou na segunda-feira (27) e decretou nesta terça-feira (28) a antecipação das férias escolares de julho para os dias 4 até 18 de maio. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Eduardo Riedel.
O decreto a ser publicado terá, ainda, a indicação para que os municípios do Estado e a rede particular também não retornem ainda com as aulas, antecipando as férias.
De acordo com Riedel, cerca de 93% doa alunos têm acessado a plataforma online de aulas da Rede Estadual de Ensino.
A medida anunciada é válida para as 352 escolas do Estado. O objetivo é reduzir a aglomeração nas escolas, controlando o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
As aulas na rede estadual estão suspensas desde o último dia 23 de março, e as escolas adotaram as Aulas Remotas Vinculantes – aulas virtuais – como alternativa para não paralisar o Calendário Escolar. As atividades são enviadas pelos gestores e responsáveis para os 210 mil alunos do Estado.
Neste período, as unidades estão usando a Plataforma Protagonismo Digital, que foi lançada pela SED (Secretaria de Estado de Educação) em 2017. O ambiente virtual simula uma sala de aula on-line onde os estudantes dão o retorno para os professores e são monitorados nas atividades.
De acordo com o Governo do Estado, outra alternativa adotada foi a criação de sites e até mesmo portais para a distribuição de conteúdo para os estudantes. As escolas também fizeram uso de grupos em aplicativos de mensagens, com a participação dos pais e da comunidade escolar em geral.