Em comemoração a semana municipal de conscientização do autismo, o vereador Papy (Solidariedade), autor de diversas leis sobre o tema, foi o entrevistado desta sexta-feira (09) no Jornal da Hora, onde afirma que a empatia e o olhar para a causa são essenciais na sociedade.
O autismo atinge cerca de dois milhões de pessoas no Brasil, segundo a ONU. Essas pessoas podem ter dificuldade de aprendizado em várias áreas da vida, e algumas podem precisar de atendimento especializado. Papy é autor de leis de auxílio a esse grupo, como a Lei de garantia ao acesso de filas prioritárias de atendimento e também a sala azul de cinema, que é uma sessão adaptada para as crianças, com som mais baixo e iluminação mais clara.
Além disso, como a pandemia não permitiu atividades presenciais de comemoração a semana do autismo, órgãos públicos, monumentos e empresas aderiram à campanha de mudança para azul da cor de suas iluminações.
O Vereador Papy afirma que a sociedade precisa olhar para a causa. “Aquilo que a gente desconhece, geralmente é rejeitado. Então a partir do momento que você conhece, cria-se uma empatia, e começa a ser feito coisas para que essas pessoas tenham uma vida mais inclusa”. Ele também diz que o sistema de saúde, tanto o público quanto o privado, precisa melhorar nos tratamentos. “Nós já avançamos muito, mas temos um longo caminho pela frente para que o acesso à saúde seja eficiente”.