O calendário de rematrículas da rede municipal de ensino vai seguir normalmente com data para rematrícula a partir do dia 22 de outubro, como ocorrem em todos os anos, quando a primeira etapa é para confirmação dos alunos que já são da rede e vão continuar. Em novembro, abre então a matrícula para novos alunos, tudo seguindo os prazos de praxe.
A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, explicou que o planejamento é que as aulas de 2021 iniciem todas presenciais, no dia 6 de fevereiro. “Vamos seguir todos os protocolos de biossegurança, vamos organizar e dispor de materiais diferenciados e ainda fazer o trabalho de reforço escolar contra-turno, para correr atrás do prejuízo de 2020”, anunciou.
O “prejuízo” a que se refere a secretária é sobre as aulas remotas durante a pandemia e o encerramento sem avaliar os alunos por notas. “Por mais que disponibilizamos todo o atendimento, as aulas remotas não substituem as presenciais, e também temos de fazer o acolhimento desses alunos”, explica Elza.
Sobre o número de alunos por sala, a secretária ressalta que ainda não é possível bater o martelo porque depende de como os casos de covid-19 estarão e quais as orientações dos órgãos de saúde.
“Estamos nos organizando para iniciar com os protocolos de biossegurança, mas vai depender de como estão os casos de covid, das recomendações da OMS [Organização Mundial de Saúde]. Estamos em outubro ainda, até fevereiro tem tempo”, avalia.
O calendário de matrículas não terá alteração por conta da pandemia e depois de 22 de outubro, quando abrem as confirmações para quem já é aluno, na segunda quinzena de novembro abrem as inscrições para novos estudantes.
- Com informações CGnews